A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Associação Cultural Angrajazz levam a efeito nos próximos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro o 25.º Festival Internacional de Jazz de Angra do Heroísmo – ANGRAJAZZ 2024 – mantendo os objetivos lançados desde a primeira hora:
. Apresentar um Festival de grande qualidade, suscetível de constituir um marco no panorama musical anual dos Açores e da Terceira em particular;
. Fazer com que o mesmo tenha visibilidade para além das fronteiras da Região, e como tal seja inserido no calendário anual dos Festivais de Jazz em Portugal;
. Contribuir para o desenvolvimento do gosto pelo Jazz na Região.
O ANGRAJAZZ já conseguiu atingir em grande parte estes objetivos. De facto, já é frequente aparecerem referências aos seus concertos nos jornais nacionais de grande projeção, tais como o Público, o Expresso ou o Diário de Notícias ou nos sites Jazz.pt, jazzlogical.net ou lookmag.pt; tem tido alguns dos seus concertos considerados como dos melhores do ano em Portugal; e não há dúvida de que muita gente o “tem na sua agenda”, tratando-se, pois, de um acontecimento indispensável no calendário cultural açoriano, mas também do calendário jazzístico nacional, e com reconhecimento internacional.
“Este ano decorre a 25.ª Edição do Festival Angrajazz, uma edição que justificou por parte da organização a preparação de um programa especial e da parte do Município um acréscimo do apoio concedido. Este é um evento que coloca a nossa cidade Património Mundial no mapa internacional do mundo do Jazz, tendo já passado pelo palco do CCCAH vários artistas de renome mundial, merecendo a edição deste ano destaque, pois celebram-se os 25 anos do festival, um Festival de qualidade ímpar, que é já um marco no panorama musical anual, dos Açores e da Terceira em particular”, referiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Guido Teles.
25º ANGRAJAZZ . PROGRAMA
2 QUA.
21H30 – GRANDE AUDITÓRIO
ORQUESTRA ANGRAJAZZ com Perico Sambeat
AÇORES, PORTUGAL
Pedro Moreira e Claus Nymark – direcção
Perico Sambeat – saxofone
Micaela Matos, Rui Borba – sax alto
Rui Melo, Mauro Lourenço, – sax tenor
José Pedro Pires – sax barítono
Paulo Borges, Márcio Cota, Guilherme Costa, Tomás Reis, Paulo Lourenço – trompete
Miguel Moutinho, Manuel Almeida, Nelson Silveira – trombone
Gonçalo Ormonde – trompa
Antonella Barletta – piano
Paulo Cunha – contrabaixo
Nuno Pinheiro – bateria
23H30 . GRANDE AUDITÓRIO
CAMILLA GEORGE QUARTET
USA
Camilla George – saxofone alto
Renato Paris – teclados e voz
Jihad Darwish – contrabaixo
Rod Young – bateria
3 QUI.
21H30 . GRANDE AUDITÓRIO
MÁRIO LAGINHA e JOÃO PAULO ESTEVES DA SILVA
PORTUGAL
Mário Laginha – piano
João Paulo Esteves da Silva – piano
23H30 . GRANDE AUDITÓRIO
CATHERINE RUSSELL QUARTET
USA
Catherine Russell – voz
Roy Dunlap – piano
Tal Ronen – contrabaixo
Domo Branch – bateria
4 SEX.
21H30 . GRANDE AUDITÓRIO
VIJAY IYER TRIO
USA
Vijay Iyer – piano
Nick Dunston – contrabaixo
Jeremy Dutton – bateria
23H30 . GRANDE AUDITÓRIO
BEN ROSENBLUM – NEBULA PROJECT
USA
Ben Rosenblum – piano, acordeão
Wayne Tucker – trompete
Jasper Dutz – saxofone
Xavier Del Castillo – saxofone, flauta
Rafael Rosa – guitarra
Marty Jaffe – contrabaixo
Bem Zweig – bateria
5 SAB.
21H30 – GRANDE AUDITÓRIO
“Bird with Strings” – RICARDO TOSCANO QUARTETO + ENSEMBLE AH
PORTUGAL / AÇORES
Pedro Moreira – direção
Ricardo Toscano – saxofone alto
João Pedro Coelho – piano
Romeu Tristão – contrabaixo
João Pereira – bateria
Elena Kharambura – violino
Ana Catarina Pinto – violino
Vitor Falcão – violino
Gabriel Pereira – violino
Laura Meneses – violino
Ostap Kharambura – viola
José João Dinis da Silva – viola
Orest Grytsyuk – violoncelo
Svitlana Pustovhar – violoncelo
Tiago Gaspar Marques – Oboé
Edgar Marques – Trompa
23H30 . GRANDE AUDITÓRIO
ULYSSES OWENS JR’s GENERATION Y com FRANCESCO CAFISO
USA / ITÁLIA
Ulysses Owens Jr. – bateria
Francesco Cafiso – saxofone
Anthony Hervey – trompete
Tyler Bullock – piano
Thomas Milovac – contrabaixo
Mantemos, assim, a desejada diversidade de programação e uma enorme qualidade, que pretende ser uma mostra da grande abrangência do Jazz. O Angrajazz quer ser sempre um grande festival com os melhores músicos das diversas tendências que fazem do jazz a grande música que efetivamente é.
O JAZZ NA RUA
Para além dos concertos acima listados que terão lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, este ano o Festival voltará a trazer o JAZZ NA RUA.
Esta iniciativa, realizada em parceria com a Direção Regional dos Assuntos Culturais e que tem sido inserida na Temporada Musical promovida por esta Direção Regional, pretende que o jazz saia do Centro Cultural, proporcionando animação em vários locais públicos, e “surpreendendo” quem deambula pelo centro da Cidade.
Entre 27 de Setembro e 5 de outubro decorrerão diariamente concertos de entrada livre, por três grupos locais e um grupo do continente, em vários locais da cidade de Angra do Heroísmo.
Inseridas no JAZZ NA RUA terão também lugar duas sessões de divulgação destinadas a alunos das Escolas Secundárias, que terão lugar na Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro e no Auditório da Escola Tomás de Borba, e ainda uma sessão de formação orientada pelo grupo do continente, destinada primordialmente aos músicos das Filarmónicas. Para esta ação de formação com a duração de três horas, os interessados serão previamente selecionados com o apoio da DRAC, pelo que terão de se inscrever previamente, uma vez que a lotação máxima será de 20 formandos.