Qualidade da água de consumo humano

A qualidade da água para consumo, no Município de Angra, é monitorizada através de um Plano de Controlo Operacional (PCO) e do Programa de Controlo da Qualidade da água (PCQA).

O PCO consiste na verificação diária da concentração de cloro residual livre na rede de abastecimento, na análise bianual de diversos parâmetros na água bruta (água sem qualquer tratamento) e no registo de caudais produzidos (nascentes)/extraídos (furos).

O PCQA é um plano anual de monitorização da qualidade da água distribuída para consumo humano. É definido de acordo com o Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de Agosto. É aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA).

O Município está dividido em 10 áreas de abastecimento (Aa). Existe também um ponto de entrega de água ao Concelho da Praia da Vitória (PE-CMPV). Podem ser consultadas em https://ciranda.cmah.pt/mapaconcelhoah/

São efetuadas, em média, 15 amostragens mensais. Mais de 1500 análises anuais.

Existem vários fatores que poderão afetar a qualidade da água na sua torneira:

  • antiguidade das canalizações da rede predial;
  • mau estado de conservação das torneiras;
  • ausência de manutenção de reservatórios prediais;
  • estagnação da água devido a ausência de consumo por período prolongado.

Trimestralmente são publicados editais, que podem ser consultados na página da CMAH, que contêm o número de amostras colhidas e os resultados obtidos em cada Aa.


2020


2019


2018


2017


2016


2015


2014


Back to top button
backspace
caps lock enter
shift shift
Virtual keyboard by Loderi.com   « » { } ~
Translate »
Close
Skip to content