A pequena rota circular da Serreta desenvolve-se no Parque Natural da Terceira na área de Reserva Natural da Serra de Santa Bárbara e dos Mistérios Negros e na Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Planalto Central e costa Noroeste.
Inicie o percurso perto do entroncamento da Canada da Fonte, por um caminho de terra ascendente. Seguindo a sinalética, entrará num caminho mais estreito onde poderá observar espécies de vegetação endémica como a Urze (Erica azorica), o Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia), o Folhado (Viburnum treleasei) a Angélica (Angelica lignescens), a Malfurada (Hypericum foliosum), entre outras.
Ao chegar a uma estrada de terra batida siga até ao seu final, prossiga pelo caminho até uma segunda estrada de terra ladeada por espécies endémicas como o Louro (Laurus azorica), o Cedro-do-mato e o Azevinho (Ilex perado).
Siga a sinalética até à Lagoinha, uma pequena lagoa na caldeira do vulcão da Serra de Santa Bárbara, rodeada por um bosque de Cedros, típico das florestas Laurissilva dos Açores.
Retorne pelo mesmo caminho até à estrada seguindo à esquerda e mais tarde à direita para o interior de um pasto até chegar à Ribeira do Além. Este curso de água passa por grandes escoadas e domas do Biscoito da Fajã, encaixado num vale profundo com os seus taludes repletos de vegetação natural.
Caminhe ao longo da ribeira passando por um miradouro abaixo do Pico do Negrão. Ao chegar a um pasto, que deverá contornar pela esquerda, siga até um caminho flanqueado por Hortênsias (Hydrangea macrophylla) que irá dar ao painel inicial, local onde começou o percurso.