A empreitada de reperfilamento de troço da Ribeira dos Calrinhos e Ampliação do Canal dos Copins, tem como objetivo a mitigação do extravasamento da linha de água que tem vindo a ocorrer devido a fenómenos atmosféricos extremos. Esta intervenção incidiu na reconstrução das duas passagens hidráulicas existentes, bem como no canal que as ligam, procedendo igualmente à repavimentação da via municipal.
O antigo canal da ribeira era caracterizado por possuir um leito em terreno natural, estando confinado por muros laterais, sendo um em betão armado e outro em alvenaria de pedra arrumada à mão, cuja base se encontrava parcialmente a uma cota superior à do leito do canal. Os atravessamentos possuíam uma secção demasiado reduzida para fazer face aos caudais gerados a montante da intervenção, em alturas de maior pluviosidade. Aquando da elaboração do projeto teve-se em conta para o dimensionamento um caudal de 25,28m3/s para um período de retorno de 100 anos.
A intervenção consistiu na reconstrução das duas passagens hidráulicas, de forma a dotá-las de secção suficiente para comportar os caudais afluentes a este local, reforçando o seu leito, dando-lhe um canal que também esteja preparado para as intempéries que possam surgir, tornando-o mais duradouro e eficaz.
Nos pontos de inflexão das passagens hidráulicas, foram dispostos degraus de dissipação de energia e foram refeitas as várias infraestruturas que aí passam, nomeadamente o abastecimento de água e a rede de telecomunicações.
Todo o pavimento asfáltico que confronta com este canal e que de certo modo também tinha sofrido danos com os acontecimentos atmosféricos, foi reposto.
A intervenção consistiu em suma na:
– Reconstrução de duas passagens hidráulicas em betão armado;
– Demolição de muros de pedra;
– Construção de canal em betão armado em U;
– Execução de muro de suporte em betão armado;
– Restabelecimento dos pavimentos e atravessamento das infraestruturas existentes.