O Município de Angra do Heroismo estabeleceu uma pareceria com a Associação Pata D´Açúcar, que treina cães para serem cães de Alerta Médico, detetando a hipoglicemia no auxilio a pessoas com diabetes tipo 1. O objetivo desta pareceria passa por treinar cães residentes no Canil Intermunicipal da Ilha Terceira, e dotá-los da capacidade de serem cães de Alerta Médico, para que possam ser uma mais-valia na vida de uma família que lida diariamente com a diabetes tipo 1.
“Um dos objetivos desta pareceria é selecionar cães do Canil Intermunicipal da Ilha Terceira que sejam capazes de, através do treino ministrado pela Associação Pata D´ Açúcar, se tornarem em cães de alerta médico, para que desta forma possam ser adotados por famílias em que a Diabetes tipo 1 é uma realidade e possam contribuir assim para um aumento da qualidade de vida dessa família e por outro lado, encontrar um lar para os animais abandonados.”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
No dia 4 de fevereiro, decorreu no Parque Canino de Angra do Heroísmo a pré-seleção de patudos residentes no Canil Intermunicipal da Ilha Terceira, para que possam ser treinados ao longo de um ano pela Associação Pata D´ Açúcar e se tornem cães de alerta médico, detetando a hipoglicemia para auxiliar pessoas com diabetes tipo 1 no seu dia a dia. No processo de seleção foram testados cerca de 20 cães na ótica da capacidade olfativa, motivação, capacidade de foco e previdência para além da componente de socialização.
Do universo de cães testados ficaram apurados 5, sendo que um integrará o Programa na Ilha Terceira junto de uma família com um menor diabético tipo 1. Dois destinam-se ao Continente para integrarem o Programa junto de 2 famílias com duas crianças diabéticas.
Os restantes 2 estão selecionados e aguardam famílias com pessoas com diabetes, do concelho de Angra do Heroísmo, que queiram contar com esta preciosa ajuda no controlo das suas glicémias.
Ao longo de 2023, treinadores da Associação, deslocar-se-ão uma vez por mês à Ilha Terceira para dar continuidade ao treino, contribuindo assim para que estes animais de companhia, que precisam de um dono, além da função de companhia, também sejam cães de alerta médico, ideais para adoção responsável por famílias que tenham algum caso de diabetes tipo 1. Fátima Amorim, reforça que este é mais um incentivo para uma adoção responsável de animais residentes no Canil Intermunicipal da Ilha Terceira, pois a valência de alerta médico destes animais torna-os nos companheiros ideais para famílias em que a diabetes tipo 1 é uma realidade diária.