O Município de Angra do Heroísmo entregou duas novas estações de GNSS (Global Navigation Satellitte System) ao CIVISA – Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores.
As estações GNSS, antenas e respetivos acessórios, têm como objetivo densificar a rede de monitorização do CIVISA, no concelho de Angra do Heroísmo e na ilha Terceira, para a recolha e análise de dados, essenciais para a monitorização de eventos naturais, como a atividade vulcânica e sísmica.
Com estes novos equipamentos, quer o CIVISA, quer a Proteção Civil Municipal, adquirem mais e melhor informação para planear e tomar decisões quanto à segurança e bem-estar da população.
De acordo com o executivo municipal, «a natureza das nossas ilhas, particularmente vulnerável às atividades vulcânica e sísmica, exige uma monotorização constante dos mais variados sinais ligados às catástrofes naturais, e com esses novos equipamentos estamos a melhorar a nossa capacidade de vigilância para, assim, proteger melhor a população».
A aquisição deste material insere-se no esforço permanente da autarquia em capacitar os recursos da Proteção Civil Municipal, com vista a socorrer a população de forma eficiente. A utilidade deste investimento torna-se clara quando, por exemplo, as entidades de pronto-socorro requisitam o drone de grande capacidade que o Município adquiriu recentemente. Este aparelho voador, munido de câmara térmica, tem sido utilizado em casos de busca e salvamento.
O Município de Angra do Heroísmo acredita que o investimento na capacitação dos meios técnicos e humanos ligados à Proteção Civil e ao socorro são essenciais para a segurança da população.