Decorreu a 8 de outubro, em Angra do Heroísmo junto ao Porto das Pipas, a inauguração do monumento que assinala os 80 anos da chegada das forças militares britânicas à ilha Terceira.
Há 80 anos, a 8 de outubro de 1943, 3 milhares de militares britânicos desembarcaram no Porto das Pipas e instalaram-se na Terceira, após a concessão de facilidades à Inglaterra na Ilha, no contexto da II Guerra Mundial. A população terceirense foi apanhada de surpresa pela chegada dos estrangeiros, que permaneceriam na ilha durante 3 anos.
O período da presença britânica na Terceira é marcado por uma fase de novidades e mudanças na vivência do dia a dia da população, não só a nível económico, mas também a nível das mentalidades, da sociedade e, claro, da cultura terceirense. Ainda no âmbito dos 80 anos da chegada dos britânicos à ilha Terceira, decorre no dia 14 de outubro, pelas 20h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a conferência: 80 anos da chegada dos britânicos aos Açores: dos planos de conquista das ilhas de 1941 à chegada à Terceira em outubro de 1943, pelo historiador Pedro Gonçalves Ventura.