A cidade de Angra do Heroísmo foi considerada pela União Europeia como “Startup Village”, integrando assim o seu fórum anual.
O conceito Startup Village é considerado um local (ou uma rede de pequenos locais) que envolve a inovação e o empreendedorismo como forma de promover o potencial de desenvolvimento e apoiar o bem-estar nas zonas rurais. Uma Startup Village engloba pessoas com propósito de conhecimento, recursos e mercados externos e esforça-se para fornecer condições favoráveis para o crescimento de ecossistemas empreendedores e inovadores.
O Fórum anual Startup Village contribui para fomentar a investigação e a inovação nas comunidades e para ajudar a criar um tipo de empreendedorismo mais inovador, suscetível de atrair mais jovens talentos.
Este processo permitirá ao Município de Angra do Heroísmo estabelecer contactos entre intervenientes no processo de inovação em toda a UE e promoverá o desenvolvimento de ecossistemas de inovação.
O Fórum tem por objetivo dar a conhecer as startups inovadoras, os tipos de inovações a que se dedicam, as lacunas a nível dos serviços que estas empresas tendem a encontrar nos ecossistemas de inovação e a forma de os reforçar no futuro.
Esta distinção permite também ao Município de Angra, bem como às empresas e startups instaladas com morada fiscal no concelho de Angra, à candidatura a sistemas de incentivo financeiro exclusivos para os locais que têm esta distinção pela União Europeia.
Para receber esta classificação o Município de Angra passou por um processo de classificação em que foram avaliados diversos fatores como as áreas naturais, transportes, infraestruturas digitais, opções energéticas, educação, ciência e parques tecnológicos, cuidados de saúde, atividades culturais, oportunidade de trabalho em co-working ou incubadoras e aceleradoras de empresas.
Uma Startup Village deve reunir conhecimentos para compreender como funciona o empreendedorismo inovador nos territórios abrangidos e é fundamental para definir e implementar iniciativas eficazes do sector público e privado.
No fórum “Startup Village” da União Europeia os utilizadores poderão conhecer a cidade de Angra e as suas infraestruturas, servindo assim também como uma forma de atração para trabalhadores remotos ou empreendedores junto da comunidade europeia.
A cidade de Angra do Heroísmo é a única cidade dos Açores a estar presente nesta plataforma, num conjunto de 14 cidades a nível nacional.