Sanjoaninas com programa oficial

Este ano, as festas da cidade recuperam a tradição de encerrar com uma coroação. A noite de São João vai contar com 26 marchas, incluindo duas de São Miguel, das Flores chega um grupo folclórico e de Lisboa uma orquestra de violinos com alunos de uma escola básica e integrada. No Largo Prior do Crato haverá este ano um “cantinho solidário”, com a participação de cerca de 30 associações e centros de convívio. Durante as festas, estarão patentes duas exposições: uma de pintura de José João Dutra e outra do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo. O programa conta com o lançamento de três livros “A loja do Ti Bailão”, de João Bendito, o mais recente romance de Joel Neto e um livro de homenagem ao cantador João Ângelo. No desporto, já estão confirmadas atividades no golfe, rali, tiro, caça, vela, canoagem, jet ski e ciclismo.Este ano, o cortejo volta a contar com a participação de  três damas das comunidades, mas tem também três damas de Gilroy, Tulare e Gustine, cidades irmãs de Angra do Heroísmo.

O cortejo terá seis carros, que vão ilustrar várias fases da emigração. O primeiro representa a partida, através da baleação e o segundo (carro das comunidades) as áreas em que os emigrantes começaram a trabalhar quando chegaram à América e ao Canadá. No terceiro carro, estão presentes as lembranças que os emigrantes enviavam às famílias, enquanto o quarto é o carro das cidades irmãs. O quinto carro, que transporta a camareira, ilustra os bordados de frioleira e o carro da rainha, que encerra o desfile, é dedicado à música, mais precisamente ao Sousafone, instrumento inventado por John Philip Sousa.

O cartaz musical das Sanjoaninas integra, nesta edição, a cantora Nélia, que chega dos EUA, mas há mais música das comunidades. A Filarmónica de São José, da Califórnia, composta por 70 elementos, vai marcar presença em vários momentos das festas, bem como o grupo Luso, de Gustine, que tem um género “folclore-pop”. O grupo tem 50 elementos, mas a comitiva tem quase 90 pessoas. Haverá ainda uma receção na Câmara da Angra para os emigrante e um dia do emigrante, na zona de lazer de Santa Bárbara, mas também uma noite dedicada aos imigrantes.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.