Angrajazz como âncora da cultura da cidade

O festival Angrajazz é um importante motor para o desenvolvimento cultural da ilha Terceira e serve de impulso para a criação de um plano e de uma oferta turísticos efetivos na ilha, tal como algumas ilhas vizinhas já o fizeram.

Quem o diz é o presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (CMAH), Álamo Meneses, que identificou aquele festival, que este ano terá a sua 17ª edição, como uma “atividade âncora” dos projetos culturais do município. Álamo Meneses falava anteontem, dia 18 de junho, ao público no parque municipal do Relvão, no âmbito da apresentação daquele festival que decorre de 1 a 3 de outubro.

Já para Miguel Cunha, produtor e membro da direção artística do festival, o reconhecimento nacional e até além-fronteiras do Angrajazz no panorama musical do género tem-se acentuado e contribuído para “o desenvolvimento do gosto pelo jazz”, algo que não se consegue apenas com a organização de concertos mas com o lançamento de “sementes mais fortes” que tornem a execução daquele género musical numa prática local recorrente.

Este ano, o Angrajazz conta com a participação também do Governo Regional na sua organização, uma novidade que o secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, define como essencial para promover o afluxo turístico para a ilha, devido até ao dinamismo do festival “que se quer ver replicado em roda a Região”.

Para Vítor Fraga, este tipo de iniciativas permite “atenuar os efeitos da sazonalidade” do setor turístico açoriano, devido à sua realização na chamada “época baixa”, despertando até o interesse em quem visita de voltar à Região e permitindo tornar esses visitantes numa espécie de “embaixadores” do arquipélago.

A apresentação do cartaz da 17ª edição do Angrajazz contou com atuações por parte da Orquestra Angrajazz, dirigida pelos professores Pedro Moreira e Claus Nymark e constituída por jovens músicos residentes na ilha, com participação do saxofonista lisboeta Ricardo Toscano e acompanhamento vocal por parte da cantora açoriana Sara Miguel.

PROGRAMA DO ANGRAJAZZ

A 17ª edição do Angrajazz será distribuída pelos três primeiros dias do mês de outubro e é iniciada com a apresentação da Orquestra Angrajazz, com participação de Ricardo Toscano, no dia 1, a que seguirá um concerto do pianista e compositor francês René Urtreger e do seu trio.

No dia 2 de outubro, a primeira atuação da noite fica a cargo de JeffDenson Trio com participação do saxofonista Lee Konitz e, de seguida, atua o Sexteto de Jazz de Lisboa, um grupo formado nos anos 80 e que se reencontra nesta edição do festival, passados quase 30 anos desde o lançamento do seu único álbum, “Ao Encontro”.

A última noite de Angrajazz, no dia 3 de outubro, conta com atuações por parte da banda TordGustavsen Ensemble, do pianista norueguês que lhe dá o nome, e do grupo do cantor americano Gregory Porter, antigo futebolista e “o nome mais sonante do jazz vocal atual”, segundo a organização do festival.

Além dos concertos, o 17º Angrajazz terá também, como atividades paralelas, uma venda de artigos do festival, uma feira do disco e uma exposição de pintura de António de Oliveira Nunes, com produção da CMAH.

O festival decorrerá, nos três dias, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo e terá entradas pagas, sendo o preço menor para quem adquirir bilhetes para os três dias e para os jovens até aos 25 anos, de forma a “abrir o festival ao maior número possível de jovens”.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.