
O Município de Angra do Heroísmo apostou de forma inovadora no reforço permanente da segurança dos banhistas da zona de banhos do Fanal, através da aquisição e instalação de um dipositivo de salvamento aquático, denominado Totem-OneUP, que possibilita prestar socorro imediato, de forma segura, prática e em direta comunicação telefónica com as entidades responsáveis em matéria socorro e salvamento.
Este investimento pioneiro da autarquia e, para já, único nos Açores, visa garantir uma resposta imediata em emergências no meio aquático, através de um sistema fácil de operar e permanentemente disponível. O Totem-OneUP acomoda no seu interior três dispositivos salva-vidas OneUP que podem ser acionados a qualquer hora do dia, bastando para isso quebrar o vidro frontal de proteção e remover o equipamento de salvamento. No mesmo momento, automaticamente, é efetuada uma chamada para a linha 112 e Polícia Marítima, através de um sistema de conetividade 4G, disponibilizando ao utilizador um canal de comunicação que permite efetuar a descrição da ocorrência e a solicitação de medidas de socorro adicionais necessárias.


A boia salva-vidas OneUP é um dispositivo autoinsuflável fácil de usar, bastando para isso arremessá-lo em direção da vítima a resgatar, que se ativa e insufla no contacto com a água, dando origem a uma boia para auxílio e estabilidade da vítima até surgir outros meios de socorro.


Este investimento integra-se na estratégia da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo de promoção da segurança nas atividades balneares, com o foco na prevenção e no salvamento eficaz, aliando inovação tecnológica e responsabilidade pública.
«As zonas balneares e de banhos de Angra do Heroísmo têm sido uma das prioridades do Município de Angra do Heroísmo de modo a oferecer aos locais e a quem nos visita uma prática balnear de excelência e com a segurança de todos os que usufruem do nosso património natural», sublinha o Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Paulo Lima.
