No passado dia 17 de Outubro de 2015, foi realizada uma atividade de Educação Ambiental no âmbito da Bandeira Azul, denominada de “Arqueologia Subaquática”. Esta iniciativa contou com o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal de Angra, o Observatório do Mar dos Açores e o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa). Este evento contou também com o apoio imprescindível dos centros de mergulho ArraiaDivers e Octopus, que acompanharam os mergulhadores ao naufrágio Lidador.
Este evento contou com a presença de 22 pessoas, praticantes de mergulho e/ou de snorkeling. Na primeira parte deste evento, foi feita uma apresentação teórica por parte da Arqueóloga, Catarina Ferreira, no “Espaço Mar”, no Porto das Pipas, que incidiu sobre a importância histórica da baía de Angra e sobre os naufrágios e fundeadouros existentes no Parque Arqueológico Subaquático. Já na segunda parte da atividade, foi realizado um mergulho com garrafa ou snorkeling, com duração de 45 minutos, que possibilitou aos visitantes conhecerem um pouco mais sobre o navio em ferro Lidador.
Poderá visitar o “Espaço Mar” de segunda à sexta das 9h às 13h e das 14h às 18h, sendo que também é possível a marcação de visitas através do contacto 932379438.