De 4 a 20 de Novembro está patente, no Átrio Superior da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a exposição coletiva de Luís Godinho e Rui Caria intitulada “Mulheres do Mundo”.
Esta exposição surge de uma parceria entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo com o Núcleo de Iniciativas de Prevenção e Combate à Violência Doméstica da Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória e, tem como principal objetivo a reflexão quanto aos diferentes papéis das Mulheres no Mundo.
Luís Godinho e Rui Caria uniram o seu talento e generosamente ofereceram 30 imagens magníficas de Mulheres, das muitas viagens que já realizaram, a fim da exposição de fotografia ter um caráter itinerante, sendo que esta exposição já foi exposta nas 9 ilhas dos Açores, ao longo das festividades de verão.
O objetivo desta exposição coletiva de Fotografia é mostrar a visão de 2 homens sobre as diferentes realidades femininas, alertando para a Desigualdade de Género ainda presente no Mundo. As Mulheres sempre assumiram múltiplos papéis sociais, independentemente do local onde vivem, no entanto, esta condição nem sempre contribuiu para que fossem consideradas como iguais aos Homens.
Para os fotógrafos, esta iniciativa de promoção da Igualdade de Género só faz sentido quando associada a uma recolha de fundos, sendo todas as verbas recolhidas canalizadas a apoiar mulheres e crianças acolhidas em situação de casa abrigo com vista à sua autonomização sem violência, pois estima-se que a Violência Doméstica afeta 1 em cada 5 mulheres Açorianas. Felizmente cada vez mais pessoas decidem abandonar relações íntimas violentas, procurando apoio nos mais diversos serviços. Contudo, a criação de oportunidades para garantir a emancipação da Mulher e dos/das seus/suas filhos/as das Casas Abrigo nem sempre é uma tarefa fácil.