Inaugura, no próximo dia 18 de dezembro, às 19h00, no Foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a exposição de escultura do artista Renato Costa e Silva, intitulada “Entre o Céu e a Terra”.
Renato Costa e Silva nasceu em Angra do Heroísmo, no ano de 1956 e o gosto pela arte sempre foi cultivado desde muito novo, sendo que teve a oportunidade, durante a sua juventude, de visitar alguns dos grandes museus da Europa, tais como o Prado em Madrid, o Louvre e D’Orsay em Paris, o British Museume Tate Modern em Londres, os Museus do Vaticano em Roma e o museu Degli Uffizi em Florença.
Em 1975 começou a estudar arquitetura no Canadá mas desistiu dos estudos académicos no ano seguinte e começou a estudar arte por sua própria iniciativa, tendo como único guia a sua curiosidade e temperamento que o levaram a querer aprender sempre mais e melhor para aperfeiçoamento da sua técnica. Entre 1977 e 1980, aprendeu a trabalhar com diversos materiais com artesãos locais, tais como: ferro, argamassas de cimento, gesso, madeira, pedra, fundição em alumínio, resina de poliéster reforçada a fibra de vidro e barro, bem como a arte de gravura com David de Almeida e Hugo Marçal.
Foi entre 1980 e 1985 que Renato Costa e Silva, inspirado em autores como Daniel Rothes, Michael Cardew e Bernard Leach, equipou um atelier de cerâmica, construiu um forno a lenha e começou a sua própria produção.
São várias as exposições individuais e coletivas do artista Renato Costa e Silva, expostas nos Açores, Portugal Continental, Bermudas e Estados Unidos da América, destacando as suas obras permanentes mais recentes como o “Monumento ao Toiro”, em Angra do Heroísmo, e o “Monumento ao Imigrante”, na Praia da Vitória. Além da produção de cerâmica, que manteve desde 1980 de loiça utilitária, decorativa e esculturas de pequeno porte, destacam-se, também, séries de prémios e troféus.