Decorreu na manhã de hoje o lançamento da primeira pedra para a obra de empreitada do Equipamento de Preparação Física do Regimento de Guarnição n.º 1, que consiste na construção de uma pista de atletismo e de uma zona de preparação física especifica para o Regimento de Guarnição nº 1 em Angra do Heroísmo e que contou com a presença do Ministro da Defesa, José Azeredo Lopes.
A pista de atletismo, com piso em aglomerado de borracha, terá um comprimento total de 155 metros com uma recta de comprimento máximo de 80 metros.
O local de construção da pista de atletismo será dotado de condições de segurança específica para os utilizadores a fim de permitir a aptidão física necessária para o cumprimento das diversas missões atribuídas.
Para Álamo Meneses, Presidente da Câmara de Angra esta parceria pretende resolver os problemas do passado, colocando ao dispor da cidade e dos Angrenses infra-estruturas que outrora estavam sob responsabilidade e de acesso condicionado por parte do Ministério da Defesa.
Para além da pista de atletismo, a restante zona de preparação física será constituída por um pórtico de betão armado com altura de 5 metros, uma caixa de areia com 120 m2, uma mesa irlandesa e um circuito de treino constituído por 8 estações para a prática de exercícios físicos diversos. A restante área envolvente será arrelvada.
A esta obra, acresce ainda os arranjos exteriores dos edifícios atribuídos do Ministério da Defesa localizados na Avenida Tenente Coronel José Agostinho, que são realizadas pela Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. As obras são realizadas pelo Município em compensação pela cedência das antigas instalações de preparação física do Relvão para integração no domínio público municipal.
A cedência é da maior importância para a cidade de Angra do Heroísmo, uma vez que irá permitir a criação uma via de escoamento de trânsito e um corredor de segurança na zona litoral da cidade.