Data e local
Este evento decorrerá no(s) dia(s) 08/10/2026 a 30/01/2027, em Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Sinopse
A exposição de Jorge Kol de Carvalho, “Romaria Cigana”, capta o mais simples e elementar da celebração do povo cigano à sua santa padroeira, a Rainha Negra, Santa Sara Kali, que se realiza todos os anos, no mês de maio, na pequena vila de Saintes-Maries-de-la-Mer, em França. Esta celebração, como todas as manifestações religiosas, marca o encontro entre o humano e a divindade através de um forte apelo à experiência do transcendente.
A manifestação religiosa é vivida enquanto ato comunitário que reafirma a identidade cigana num mundo globalizado, mas ainda com muitas dissonâncias culturais.
A festa é marcada pela música, pela partilha e pelo respeito mútuo, transformando o evento num espaço de visibilidade de uma cultura singular e de resistência cultural do povo cigano.
A exposição fotográfica de Jorge Kol de Carvalho evoca não só uma memória coletiva ancestral, como nos lembra o dever da prática da tolerância e a salvaguarda dos direitos das minorias.
A exposição decorrerá no espaço Cultura & História, entre os dias 8 de outubro e 30 de janeiro de 2027.

