A mais recente reunião do conselho de administração da OCPM, da qual Angra do Heroísmo faz parte, deu destaque ao papel da juventude nos esforços de conservação e preservação do património da UNESCO.
A reunião decorreu em Cracóvia, Polónia, entre 30 de maio e 1 de junho, no museu de arqueologia de Cracóvia, em plena Praça principal da cidade.
Nesse fórum foram então debatidos os novos projetos a ser implementados pela organização, nomeadamente os que são direcionados para a juventude.
De acordo com a vereadora Raquel Caetano Ferreira, presente na reunião como representante do município de Angra do Heroísmo, o foco do debate centrou-se “na necessidade de formar e incentivar os cidadãos de uma forma geral, e os jovens de uma forma particular, a utilizar as ferramentas disponíveis quer no âmbito da OCPM quer das cidades-membro, para assegurar no presente e no futuro, a conservação e preservação do património arquitetónico e cultural eleito pela UNESCO como Património da Humanidade.”
Na agenda da reunião foi igualmente debatido o tema do turismo sustentável, como sendo um dos maiores desafios que enfrentam as cidades classificadas.
Finalmente os membros do Conselho de Administração da OCPM debruçaram-se sobre a organização do próximo congresso mundial, – de cuja Comissão Científica Angra faz parte.- o 14.º da OCPM e o primeiro que se realiza no continente asiático, mais propriamente em Gyeongju, na República da Correia, de 31 de outubro a 3 de novembro.
O tema desta edição de 2017 – a OCPM promove um congresso mundial de dois em dois anos para debater ideias sobre a gestão e reabilitação de Cidades Património Mundial- é subordinado à participação ativa das comunidades na preservação e dinamização do património mundial.