A Classificação de Angra como Património Mundial não significou que a cidade ficasse congelada

A Cidade de Angra do Heroísmo foi o local escolhido pela Comissão Nacional da UNESCO para as comemorações Nacionais do Dia da UNESCO, numa sessão que encerrou as comemorações dos 30 anos de Cidade Património Mundial e dos 480 anos de elevação de Angra a Cidade.

Álamo Meneses, Presidente da edilidade angrense referiu que Angra viveu um momento de grande transformação após o sismo de 1980, nomeadamente no seu processo de reconstrução e posterior adesão à Unesco como Cidade Património Mundial.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo a cidade tem de continuar o seu processo de evolução natural de modo a que progrida no futuro, “Classificar não significa congelar nem não significa parar no tempo. Classificar significa introduzir um conjunto de regras e objectivos abrindo um conjunto de políticas, de possibilidades e de regras que necessitam de ser devidamente integrados nos processos de gestão urbanística da cidade.

Continuou referindo que “é neste contexto de história que hoje celebramos o encerramento das comemorações dos 30 anos de Cidade Património Mundial e os 480 anos de elevação de Angra a Cidade. Foram anos de muita história em que a partir daqui se marcou a história de Portugal, a Historia da expansão da Europa no Mundo e por essa via a História Mundial.”

A cerimónia presidida por Vasco Cordeiro, Presidente do Governo dos Açores, contou com as presenças da presidente da Comissão Nacional da UNESCO, Ana Martins, Álvaro Monjardino – palestrante sobre diversos aspectos relacionados com o processo da classificação de Angra do Heroísmo como Património da Humanidade no qual esteve envolvido.

No âmbito das iniciativas para as comemorações, foi entregue um certificado à Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo de membro da rede de bibliotecas da UNESCO e a admissão da candidatura das Escolas Francisco Ferreira Drummond (São Sebastião), Vitorino Nemésio (Praia da Vitória) e Jerónimo Emiliano de Andrade (Angra do Heroísmo) como membros da rede de escolas daquele organismo e a reactivação do Centro da UNESCO, que está instalado na sede do Instituto de História da Ilha Terceira.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.