Notícias

A maior competição de startups do mundo chegou a Portugal, e a startup campeã deixou todos boquiabertos!

A primeira edição organizada pela BGI do Get in the Ring Urban Mobility 2021 aconteceu na semana passada em Portugal e foi um enorme sucesso! 

Os dias 8 e 9 de Junho foram notáveis para o ecossistema da Mobilidade Urbana portuguesa. Quatro municípios ao longo de todo o território – continente e ilhas – lançaram um desafio para melhorar a relação dos seus cidadãos com a cidade através de soluções de mobilidade urbana.

Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão têm em comum o mesmo objectivo: ligar pessoas e freguesias de forma sustentável e eficiente. Em alguns casos, com uma baixa e dispersa densidade populacional, e a falta de transportes públicos ou rotas alternativas, os habitantes locais enfrentam dificuldades nas deslocações para o trabalho, acesso aos serviços públicos, ou em cidades mais populosas problemas com a segurança rodoviária.

O Get in the Ring é uma competição com um sólido historial internacional, e pretende levar a inovação a diferentes áreas. Conta com mais de 200 cidades participantes e o principal objectivo é unir start-ups com um enorme potencial a empresas públicas e privadas com problemas reais.

A edição portuguesa foi repleta de entusiasmo! Todos os participantes mostraram fair play, deram provas do seu valor, e tiveram boas capacidades de networking, com a criação de oportunidades de colaboração em empreendimentos futuros. No entanto, não deixou de ser uma competição e houve batalhas fascinantes. A Pavnext e a Parknav foram um bom exemplo de que se pode lutar pelo pódio de forma amigável, enquanto a ViaNova e a Autofleet proporcionaram alguns dos melhores e mais ferozes debates.

O grande vencedor, que levou para casa um prémio em dinheiro de 5 mil euros, foi a Autofleet, uma empresa israelita de VaaS (Vehicle as a Service) representada por Tal Hochbaum, uma das poucas concorrentes femininas da edição deste ano. Desde o início, a Tal deixou bem claro que estava a competir para ganhar, demonstrando uma forte capacidade de argumentação e um pitch notável, onde de forma clara e assertiva realçou as mais-valias da solução. Qualidades que a levaram diretamente à final nacional, depois de vencer as finais regionais dos desafios do Fundão e de Abrantes.

Mal podemos esperar para ver a Tal representar Portugal na Final do Global Meetup do Get in the Ring (data, hora e local a anunciar), onde terá a oportunidade de conhecer os vencedores de outras cidades internacionais, e de atrair não só novos clientes mas também investidores.

Foi notório o interesse, profissionalismo, e entusiasmo de todos as 25 startups, que denotaram uma energia contagiante e mostram porque Portugal já tem 4 unicórnios e tantos exits (aquisições de startups)!

Abrantes, Angra do Heroísmo, Braga e Fundão, os verdadeiros pioneiros desta edição nacional, e a quem os passos serão seguidos por muitos outros municípios, iniciam agora os trabalhos para averiguar a possibilidade de instalarem estas tecnologias nas suas cidades.
Uma vez mais, a BGI consegue uma parceria vencedora com membros da Comissão Europeia – EIT Urban Mobility, com o patrono da competição – Get in the Ring, como um líder da indústria – Vodafone Power Lab para reforçar Portugal como um líder da inovação na Europa e criação de mais negócios para as empresas de base tecnológica que estão a mudar o mundo.

Botão Voltar ao Topo
Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Skip to content