DestaquesNotícias

Abertura Época Balnear 2022

O Município de Angra do Heroísmo, assinalou o início da época balnear 2022, em todo o concelho de Angra do Heroísmo, com o hastear da Bandeira Azul na Zona Balnear da Silveira.

“O Município de Angra do Heroísmo com um forte investimento na manutenção e melhoria mantém a totalidade das suas zonas balneares – Cinco Ribeiras, Negrito, Silveira, Prainha, Refugo, Salga e Salgueiros – identificadas como águas balneares, com o galardão da Bandeira Azul da Europa, bem como, na maioria delas, galardoadas com a bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus.”, refere Paulo Lima, Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Na presente época balnear, Angra do Heroísmo conta também com 3 zonas balneares galardoadas com a Bandeira de Praia Acessível: Prainha, Refugo e Salgueiros, todas elas equipadas com cadeiras anfíbias destinadas a pessoas com mobilidade condicionada.

Nas vistorias realizadas, no decurso do dia 14 de junho, todas as zonas balneares hasteiam as suas bandeiras na manhã do dia 15 de junho, com exceção da zona balnear dos Salgueiros, que se encontra em fase de acabamentos de uma requalificação profunda das infraestruturas sanitárias de apoio.

Paulo Lima, refere que: “Na preparação da época balnear de 2022, destaca-se investimento realizado na segurança e equipamentos destinados aos postos de praia, nomeadamente a substituição integral de todas as pranchas de salvamento, cintos e boias, a par da novidade, de que este ano de 2022 todas as zonas balneares de Angra do Heroísmo, encontram-se, equipadas com equipamentos DAE (desfibrilhação automática externa) que poderão vir a fazer toda a diferença em caso de necessidade de intervenção numa situação de paragem cardiorrespiratória, sendo que todos os nadadores-salvadores receberão formação específica e complementar para a utilização destes equipamentos.”.

Também, no âmbito da segurança, através de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo, todas as zonas balneares, identificadas como águas balneares contam com a presença quotidiana e em todo o seu horário de abertura ao público, de nadadores-salvadores devidamente formados e credenciados que, são contratados pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

As zonas balneares, nos últimos 2 anos, marcados pela pandemia, demarcaram-se como locais de eleição, tanto pelos residentes, como por quem nos visita para a ocupação das suas atividades de lazer e bem-estar. Em 2022, com o levantamento de todas as restrições alusivas ao período pandémico, prevê-se uma forte procura destes espaços e, como tal, a forte aposta do Município na sua requalificação e segurança.

Ainda no decurso deste ano e no âmbito da Bandeira Azul, serão dinamizadas diversas atividades de Educação Ambiental em parceria com diversas entidades locais.

Para a operacionalização da época balnear 2022, o Município de Angra do Heroísmo continuará a contar com a estrita colaboração das entidades competentes: Capitania do Porto de Angra do Heroísmo, Autoridade Marítima, Instituto de Socorros a Náufragos, Delegação de Saúde de Angra do Heroísmo, Direção Regional do Ordenamento do Território e Recursos Hídricos, Direção Regional do Turismo, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo e Juntas de Freguesia com um papel muito importante na limpeza e manutenção das zonas balneares e um parceiro na boa gestão do espaço público.

Paulo Lima agradece e reconhece ainda todo o trabalho e dedicação dos funcionários municipais da Unidade de Desporto e Promoção da Qualidade de Vida que tornaram possível toda a preparação das zonas balneares de Angra do Heroísmo e que continuarão a dedicar toda a sua competência na sua preservação ao longo de toda a época de forma a garantir a melhor qualidade e segurança de todos os banhistas e utentes em geral.

Angra do Heroísmo congratula-se por garantir a excelência da globalidade das suas Zonas Balneares.

Botão Voltar ao Topo
Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Skip to content