Algar do Carvão – Furnas do Enxofre (PRC10 TER)

Esta pequena rota circular desenvolve-se integralmente em Área Protegida para a Gestão de Habitats ou Espécies do Planalto Central e Costa Noroeste, numa área pública onde decorrem diversas ações de recuperação ecológica e paisagística, e permite efetuar a ligação pedestre entre dois Monumentos Naturais – o Algar do Carvão e as Furnas do Enxofre.

Inicie o percurso no parque de estacionamento do Algar do Carvão, siga no asfalto e vire à direita no caminho de bagacina. Entre no atalho à esquerda que o irá conduzir aos antigos caminhos de exploração florestal, por entre montes cobertos por floresta nativa. Suba até ao antigo furo geotérmico, atualmente desativado, e prossiga pelo caminho de terra batida, que atravessa o planalto ao longo de uma mancha de floresta Laurissilva, com vistas panorâmicas para o Pico da Salsa, Pico Tamujo e turfeira do Sanguinhal.

Ao avistar a Central Geotérmica do Pico Vermelho, vire para sul, passando pelas manchas de flora autóctone e por prados, até alcançar o asfalto. Aqui, tem a opção de efetuar um desvio à esquerda (600m) para visitar o campo fumarólico das Furnas do Enxofre.

Volte ao local onde efetuou o desvio e siga pelo caminho pedestre visível no meio do prado. Suba até alcançar um promontório, que lhe permite desfrutar de vistas panorâmicas para o Pico do Alpanaque, a Caldeira do Guilherme Moniz, e em dias de boa visibilidade, o maciço da Serra de Santa Bárbara, e as ilhas de São Jorge e Pico no horizonte. A partir daqui, desça por entre a vegetação nativa, que contorna o Pico do Sanguinhal, até alcançar a estrada.

Vire à esquerda e siga em frente até ao parque de estacionamento do Algar do Carvão. As estruturas do trilho foram feitas com madeira local, proveniente dos trabalhos de remoção de árvores exóticas (eucalipto), para restauro ecológico e paisagístico desta área.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.