“Angra Criativa” pretende descobrir e promover jovens criadores Angrenses

Foram apresentadas as linhas gerais do programa Angra Criativa que ao longo de 2015 pretende fomentar a economia criativa e a cultura de inovação, bem como a descoberta e promoção de novos jovens criadores, oriundos da Ilha Terceira.

Na apresentação a Vereadora da Cultura angrense referiu a necessidade do Município apostar em novos valores das artes e na criação de mecanismos de promoção da cultura e da criatividade, especialmente junto das camadas mais jovens – “É um imperativo para a contínua inovação e desenvolvimento do concelho”, referiu Raquel Caetano Ferreira.

Continuou referindo que Angra do Heroísmo sempre revelou ser uma cidade interessada na arte e na cultura. “Ao longo de mais de meio século, Angra não só desempenhou um papel preponderante na história e cultura nacionais, como também gerou e foi berço de grandes nomes da cultura dos Açores e também de Portugal.”

Do programa até ao final de 2015, o programa “Angra Criativa” pretende formar, expor e reconhecer os jovens artistas Angrenses, balanceando entre a formação e a exposição. As atividades contempladas para o ano de 2015 abordam várias áreas artísticas, desde o vídeo até o design, passando pela fotografia e música.

“Angra Criativa” é um programa municipal – aprovado no âmbito do Orçamento Participativo pelo Conselho Municipal de Juventude – promovido pelo município de Angra do Heroísmo, com organização da Associação Cultural Burra de Milho.

Exposição fotográfica de Ricardo Caetano intitulada “Facetas” no arranque do “Angra Criativa”

Incluída nesta primeira atividade está a apresentação do Angra Criativa, a sua imagem gráfica, alguns elementos que compõem parte do programa para 2015 e a primeira exposição fotográfica de Ricardo Caetano intitulada “Facetas”.

Ricardo Caetano, natural da freguesia de São Bartolomeu, nasceu a 10 de Junho de 1985. A sua curiosidade pela fotografia foi crescendo ao longo dos últimos anos da sua fase adulta com a influencia do amigo Roberto Costa, o que o levou a aprofundar conhecimentos na área, participando num Workshop de iniciação a fotografia realizado por Bruno Ázera em 2012 e, posteriormente, em 2013 na edição de imagem com a fotografa da Blitz, com Rita Carmo.

Especificou a sua prática e conhecimento em Fotografia de Retrato, sendo o fotografo português Nuno Cabral uma das suas maiores inspirações.

“Facetas” é o primeiro trabalho fotográfico em formato expositivo de Ricardo Caetano. Embora não tenha formação em fotografia, a paixão pela mesma, levou Ricardo a aprofundar conhecimentos em fotografia de estúdio recorrendo a várias técnicas de iluminação artificial na dominante Retrato, como podemos ver seu projecto “Facetas”. Parte fulcral deste projecto foi a parceria com “Kátia Lima – Estética” que realizou a caracterização dos modelos, ajudando a reforçar a intenção de transpor sentimentos da fotografia para o espetador, numa dança entre o real e a fantasia. Tudo na vida tem duas Facetas.

A exposição estará patente ao público até 24 de abril no Átrio Superior do Edifício dos Paços do Concelho.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.