A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo foi distinguida com o selo Município Amigo da Juventude, passando a integrar a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, numa distinção que reconhece o investimento realizado na construção de políticas públicas locais orientadas para as novas gerações.
O reconhecimento valoriza o trabalho desenvolvido pela autarquia na promoção da participação jovem, na criação de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e na implementação de medidas que contribuem para um concelho mais inclusivo, participativo e amigo da juventude.
No âmbito desta distinção, o programa municipal «Estuda+» foi destacado como uma boa prática a seguir por outros municípios. Este regime complementar de apoio à frequência de cursos pós-secundários e superiores pretende democratizar o acesso ao ensino, assegurando que nenhum estudante do concelho abandone ou deixe de prosseguir a sua formação por insuficiência de recursos económicos.
A política municipal de juventude integra igualmente outras medidas de apoio à educação, como os programas «Estudo Acompanhado» e «Escola para Todos, Todos na Escola». No âmbito do Orçamento Participativo Municipal, existe ainda uma verba especificamente destinada à área da juventude. Paralelamente, o Conselho Municipal da Juventude assume-se como um espaço privilegiado de participação e diálogo, permitindo auscultar preocupações, recolher contributos e construir respostas públicas adequadas às necessidades e aspirações dos jovens angrenses.
«Esta distinção demonstra que o trabalho que temos vindo a desenvolver está a produzir resultados concretos e a ter um impacto positivo na vida dos nossos jovens. É, simultaneamente, o reconhecimento de um esforço coletivo que envolve escolas, associações, instituições e todos aqueles que, diariamente, trabalham para garantir que as novas gerações encontram em Angra do Heroísmo condições para construir um futuro digno, com oportunidades reais e perspetivas positivas de realização pessoal e profissional», afirma Rui Drumonde, vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

