Angra do Heroísmo recebe reunião da Organização das Cidades Património Mundial

A cidade de Angra do Heroísmo irá receber, pela 1.ª vez, a reunião de projetos da Organização das Cidades Património Mundial, nos próximos dias 16 e 17 de março, no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) foi fundada a 8 de Setembro de 1993, em Fez, Marrocos sendo, atualmente, composta por mais de 250 cidades onde se incluem os sítios da Lista do Património Mundial da UNESCO e com uma população de mais de 130 milhões pessoas. Dentro da organização, estas cidades são representadas pelos seus Presidentes de Câmara, contando com a participação ativa de especialistas em gestão de património. Actualmente esta organização é presidida pelo Presidente de Câmara de Sintra, Drº Basílio Horta.

Os principais objetivos da OCPM são o incentivo à aplicação da Convenção do Património Mundial, através da cooperação e intercâmbio de informações e conhecimentos sobre questões de conservação e gestão, bem como o desenvolvimento de um sentimento de solidariedade entre todas as cidades membro desta organização.

Desde 1983, que a cidade de Angra do Heroísmo, nomeadamente o seu centro histórico, foi considerada Património Mundial da UNESCO, tendo sido apontadas como características principais de inclusão o traçado das ruas principais que conduzem ao porto do século XVI e a organização urbanística do conjunto, em forma de tabuleiro de xadrez, que possui a particularidade de estar adaptada à direção dos ventos dominantes.

Segundo a Vereadora Raquel Caetano Ferreira: “Visitar Angra do Heroísmo, é a oportunidade ideal para testemunhar o esforço de um povo europeu, com raízes continentais que se entregou à construção de novas visões, novas ambições, novas formas de vivência em ilhas. Ao passear pelas ruas da nossa cidade, testemunhamos a passagem dessas visões que construiram uma cidade cosmopolita e intemporal, uma cidade do mundo.”

Nesta reunião de projetos, organizada pela Secretaria Regional da Europa do Sul/Mediterrâneo, sediada em Córdoba – Espanha, estarão em discussão temas como Mobilidade e Património, Juventude e Património, Turismo e Património e Artes Locais e Poluição Visual, contando com a presença e participação das cidades de Córdoba, Aranjuez, Cidade Velha, Elvas, Évora, Granada, Oviedo, Strasbourg, Sintra e Segovia.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.