Apresentação Séquito Real Sanjoaninas Denise Melo é a Rainha de 2015

As Sanjoaninas 2015 que têm como tema “Angra, Memória dos Meus Encantos” apresentaram o Séquito Real, numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a 18 de março, pelas 19h30.

Raquel Caetano Ferreira, Vereadora da Cultura de Angra do Heroísmo após fazer um breve enquadramento histórico sobre as Sanjoaninas, deu destaque ao facto de esta ser considerada a maior festa profana dos Açores, dando ênfase ao impacto económico positivo que as Sanjoaninas têm a nível local, com especial evidência nos setores do comércio, hotelaria, restauração e prestação de serviços como são o caso das costureiras e dos artistas locais.

Após a apresentação do Séquito Real, Raquel Caetano Ferreira lembrou a todos os presentes, que o tema “Angra, Memória dos Meus Encantos”, surgiu como uma homenagem a todos aqueles que partiram em tempos difíceis à procura de uma vida melhor, sem as facilidades que temos atualmente de manter o contacto com os que deixavam para trás , enfrentando as mais diversas dificuldades desde a barreira linguística ao facto de estarem perante um mundo novo, onde tudo é diferente, tudo é desconhecido.

Durante a cerimónia foi lida uma emocionante mensagem de Dinis Borges, Terceirense radicado em Tulare, cidade irmã de Angra do Heroísmo, desde os seus 10 anos, afirmando que:”Falar desta ilha e deste concelho de Angra do Heroísmo, do seu espaço no mundo, é falar-se também daqueles que um dia, por necessidades económicas, motivadas por um outro tempo (que queremos que sempre pertença ao passado) tiveram de abandonar tudo o que lhes era significativo, e, corajosamente, construir nova vida em outras terras. (…) Sem emigração não seriamos o mesmo povo, nem a mesma cultura.”.

O final da cerimónia foi assinalado por um concerto de música clássica protagonizado pela Soprano Alla Lanova acompanhada ao piano por Grygory Grytsiuk, que abrilhantaram ainda mais o palco do CCCAH, deslumbrantemente decorado pela Plano A- organização de eventos.

Denise Melo, Rainha de 2015 e nessa qualidade o rosto mais visível das Sanjoaninas declarou que aceitou o convite do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo: “Com o propósito simples de, com os restantes elementos que compõem o séquito, representarmos a juventude do Concelho, fazendo assim por merecer o título que nos emprestam durante os dias da festa. Denise Melo acrescentou que essa representação passará pela presença do Séquito Real nas diversas atividades propostas pelo programa, e que contribua para relevar esta Cidade Património Mundial, cenário tradicional das Sanjoaninas e coração de um Concelho que, há séculos, tem garantido a vida da ilha Terceira, dos Açores e de Portugal.”

O Séquito Real

Coube à Vereadora Raquel a, procedeu à apresentação do Séquito Real, afirmando que a escolha e composição do Séquito Real recaiu na seleção de jovens ativos na nossa comunidade, com participação ativa nas tradições locais, em atividades desportivas, culturais e como também de espírito solidário.

Chefe de Protocolo

Gonçalo Ormonde foi selecionado por se destacar na área da música, toca trompa, pelo qual já atuou em vários grupos musicais como o Grupo de Metais da Ilha Terceira, a Orquestra Angra Jazz, Orquestra de Sopros da Ilha Terceira, e recentemente, fez audição e foi aceite na Orquestra Lira Açoriana. Para além desta vasta experiência musical, é aluno do conservatório e joga basket.

Damas

Vitória Rodrigues foi selecionada por se destacar na área desportiva, ganhou méritos a nível regional tendo sido campeã regional de marcha atlética, de 100 metros barreiras, de 800 metros, vice-campeã regional nos 300 metros e 100 metros barreiras e vice-campeã em provas combinadas. Destaca-se também a nível nacional, tendo participado numa prova de estafeta e de marcha atlética.

Valéria Rodrigues foi selecionada por também se destacar na área desportiva, ganhou méritos a nível regional em que não só foi campeã regional de marcha atlética cinco vezes consecutivas, mas também vice campeã regional de barreiras, de salto em comprimento, de corta-mato, nos 300 metros e nos 100 metros. Para além de ser reconhecida regionalmente também representou os Açores num Nacional de Olímpico Jovem.

Damas das Comunidades e Cidades Irmãs

Realçando o importante papel que os emigrantes tiveram na construção da economia, ajudando as famílias, contribuindo assim para a construção do que temos hoje, foram convidadas as seguintes damas provenientes de comunidades de emigrantes e cidades irmãs de Angra do Heroísmo :

Cidades Irmãs
Alexia Nunes de Gustine
Ivana Garcia de Tulare
Brittney Souza de Gilroy

Comunidades
Elsa Nunes de Montreal, Canadá
Marissa Soares da Costa Oeste dos Estados Unidos da América
Chelsie Santos da Costa Este dos Estados Unidos da América

Camareira

Sara Costa foi selecionada por se destacar com o seu espírito solidário e cívico, sendo voluntária em várias instituições de caratér social, das quais se destacam a Cáritas e Irmandade Nossa Senhora do Livramento. Recebeu menção Honrosa pela Direção Regional de Solidariedade Social, “Projeto-Aposto no meu Futuro”, pelos bons resultados escolares. Foi também premiada pela Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em que recebeu o Prémio de Mérito.

Rainha

Denise Melo foi selecionada por se destacar na área da música e das artes. Toca violino, cavaquinho e piano e é assídua no Bailinho do Raminho. Também participa em teatro e ensina ballet. Os seus pais foram, por alguns anos, emigrantes no Brasil e a irmã é emigrante nos Estados Unidos da América.

Raquel Caetano Ferreira, reforçou e elogiou o esforço e afinco na organização das festas por parte da Câmara Municipal do Heroísmo, de todas as empresas que têm colaborado, da VITEC, e acima de tudo por parte dos voluntários que integram a organização, que prescindem de tempo com as suas famílias, para que mais uma vez as festas se apresentem ao mundo com todo o brilho a que nos habituaram, deixando estendido o convite às comunidades, à população Terceirense e todos os Açorianos a participarem nas maiores festas profanas dos Açores, as Sanjoaninas.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.