O Prémio Literário Álamo Oliveira foi criado através do Regulamento n.º 5/2023, de 11 de abril, e visa homenagear a capacidade de criação inovadora e renovadora de José Henrique do Álamo Oliveira, expressa na sua obra e nas várias distinções que já recebeu. Com esta iniciativa pretende-se incentivar e apoiar o desenvolvimento das artes literárias junto de escritores, e fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, promovendo e valorizando a diversidade cultural e de pensamento.
Através deste aviso a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo informa que está aberto o prazo de apresentação de obras literárias ao concurso “Prémio Literário Álamo Oliveira” até ao dia 31 de março de 2024, nos termos conjugados do n.º 1 do artigo 6.º e do n.º 6 do artigo 4 .º do Regulamento do Prémio Literário Álamo Oliveira, de agora em diante designado por Regulamento.
As obras propostas a concurso deverão ser remetidas, sob pseudónimo, por correio registado, paraos paços do concelho sitos na Praça Velha – 9701-857 Angra do Heroísmo – ilha Terceira – Açores – Portugal, podendo, ainda, ser entregues pessoalmente no Balcão de Atendimento da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Os concorrentes e as obras propostas a concurso devem cumprir com os critérios definidos no Regulamento, bem como apresentar os documentos nele previstos.
O Júri do Prémio Literário Álamo Oliveira é constituído pela Presidente Cláudia Cardoso e pelos Vogais Joel Neto e Luísa Ribeiro.
A avaliação e a publicação dos resultados obedecem aos critérios definidos no Regulamento.