Este percurso está parcialmente integrado em área protegida para a gestão de habitats ou espécies da Costa das Quatro Ribeiras do Parque Natural da Terceira, também classificada como Zona Especial de Conservação no âmbito da Rede Natura 2000. Esta rota pela costa Norte da ilha liga as freguesias de Agualva e Quatro Ribeiras.
Inicie o percurso no caminho de terra de acesso a campos agrícolas até à Grota da Lagoa. Siga ao longo da linha de água rumo à Alagoa da Fajãzinha.
Esta fajã, um bom exemplo de uma fajã de preenchimento, formou-se após um derrame de lava que galgou a arriba criando uma barreira. A baía de encaixe formada foi posteriormente preenchida por detritos das nascentes da grota que aí desemboca e pelo mar que encaixou o calhau formando uma praia de rolo.
Siga as marcas até à praia de calhau e posteriormente suba a arriba à esquerda com predominância de flora endémica como a Urze (Erica azorica). No cimo encontrará um pequeno miradouro com vista para a Alagoa da Fajãzinha.
Prossiga a caminhada e vire à direita para um miradouro de onde é possível observar áreas de arriba com fenómenos de disjunção prismática. Retorne à estrada, ao longo da qual é possível ver raros exemplares de Cedro-do-mato (Juniperus brevifolia) de baixa altitude.
Continue ao longo da falésia passando pela Baía das Pombas, local privilegiado para observação de aves, com a presença de Garajaus comuns (Sterna hirundo) no verão, Pombo-da-rocha (Columba livia) e Pombo-torcaz (Columba palumbus azorica) durante todo o ano. Prossiga até à Ponta do Mistério de onde é possível avistar a Ponta das Quatro Ribeiras. Contorne a falésia até atingir a estrada regional, local onde termina o percurso.