Câmara Municipal de Angra do Heroísmo recebe pela 16.ª vez galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, pelo 16.º ano consecutivo, foi distinguida com a “Bandeira Autarquia + Familiarmente Responsável”. O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), responsável por acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas dos municípios portugueses em matéria de responsabilidade familiar, atestou, mais uma vez, o empenho da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo na criação de condições propícias para o desenvolvimento e fortalecimento das famílias do concelho.

Para a Vereadora Fátima Amorim, responsável pela pasta da ação social, “é com grande orgulho que recebemos novamente esta bandeira. Este reconhecimento reforça o nosso compromisso com a promoção de políticas e ações que respondam às necessidades das famílias do concelho. Acredito que uma comunidade só é verdadeiramente próspera quando valoriza e apoia as suas famílias.”

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo tem vindo a reforçar a resposta social no concelho através de iniciativas concretas, alinhadas com a “Carta Social”. Este instrumento, serve de guia estratégico para a implementação de medidas que visam melhorar as condições de vida dos munícipes. O empenho demonstrado na implementação desta carta reflete o compromisso da autarquia na construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária.

Englobados nos projetos e medidas implementadas estão o Cartão Famílias Numerosas, e o Cartão Sénior que dão descontos em serviços prestados pelo município e descontos em vários estabelecimentos do concelho; o programa AMA ANGRA de apoio à parentalidade, que apoia de forma totalmente gratuita as famílias do concelho, desde a fase da gravidez até ao pós-parto, com vários workshops e acompanhamento personalizado por profissionais de saúde; os programas de apoio à educação Estuda + que concede apoio financeiro aos alunos que pretendem frequentar o ensino superior e Vamos Estudar, que compreende o estudo acompanhado por parte de um profissional da área da educação com o intuito de dotar os alunos de competências e métodos de estudo que favoreçam uma maior autonomia na realização das várias etapas da aprendizagem escolar; o projeto Haja Saúde Municipal que tem como público alvo os idosos e utentes dos centros de convívio e centros de dia do concelho e contempla, gratuitamente, atividade diárias diversificadas com o objetivo de promover um envelhecimento ativo; e todos os apoios disponibilizados na área da habitação, como o apoio financeiro ao arrendamento para famílias do concelho, e o apoio na reabilitação e criação de novas habitações sociais, que no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do 1º Direito, concessionou um total de 13 empreitadas para a reabilitação de 139 habitações sociais, ajudando famílias que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.

A Câmara Municipal agradece às organizações de solidariedade do concelho pelo seu papel fundamental no sucesso destas iniciativas, reconhecendo que a responsabilidade familiar é um esforço conjunto entre a autarquia, as instituições e os munícipes.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.