Para responder adequadamente às exigências do serviço de limpeza urbana de Angra do Heroísmo, a Câmara Municipal adquiriu recentemente uma nova varredora mecânica, aumentando assim a capacidade de intervenção e a rapidez na limpeza e higienização dos arruamentos e espaços públicos urbanos.
Considerando as especificidades dos pavimentos e arruamentos do centro histórico, este equipamento, com 4 m³ de capacidade de recolha, está adaptado às necessidades operativas do Município. A varredora é constituída por três escovas mecânicas, sendo uma delas instalada num braço oscilante, que permite a eficaz remoção de resíduos em superfícies de qualquer natureza. A aspiração é realizada através de uma boca centralizada, podendo também ser efetuada lateralmente com um mangote portátil, operado manualmente para intervenção em locais inacessíveis ao veículo. Além da varredura e aspiração, o equipamento dispõe de um sistema de lavagem com jato de alta pressão, permitindo uma profunda higienização dos espaços urbanos.
Com esta aquisição, a autarquia reforça a capacidade operativa nesta área, permitindo a rotação dos equipamentos existentes, e garantindo a prontidão necessária em eventos de grande magnitude de ordem cultural, religiosa ou comercial, como as Sanjoaninas, onde a ação destas máquinas é essencial.
Este investimento próprio insere-se na política de ação ambiental implementada pelo Município, representando um forte compromisso com os serviços prestados à população em termos de higiene urbana e gestão de resíduos sólidos.
Apesar deste reforço, é imprescindível relembrar que «limpo não é quem limpa, limpo é quem não suja». Só assim, de forma responsável, poderemos contribuir, em comunidade, para a resolução das questões ambientais, adotando comportamentos e hábitos ecologicamente sustentáveis.