Campanha Beatas no Chão, Não!

À maioria das pessoas já não passa pela cabeça atirar lixo para a rua ou pela janela do carro para a via pública. O mesmo ainda não se passa, muitas vezes, com as beatas. Pequenas, parecem inofensivas, mas, como em muitos outros casos, os piores venenos vêm em tamanho pequeno.

Para alertar para esse problema a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo tem em curso a Campanha “Beatas no Chão, Não!” A Campanha tem utilizado as novas tecnologias, nomeadamente as redes sociais para alertar para este problema, com informação objetiva e clara que não deixa margem para dúvidas. Em formato de questão a campanha interpela-nos diretamente – “Sabia que:

– deitar filtros de cigarros para a rua constitui um perigo ambiental?

– aves e peixes confundem Beatas com alimento e podem morrer por causa disso?

– uma só beata contém cerca de 4700 substâncias tóxicas?

– uma só beata pode contaminar até 2 litros de água?

Depois de sabermos nunca mais uma beata poderá parecer inofensiva. A campanha aposta ainda na responsabilidade individual – “A beata é sua, o chão é de todos!”; “1 segundo a atirar ao chão, 5 anos para sair do mar” – em cartazes que dão também a conhecer os novos cinzeiros e recipientes para beatas adquiridos pelo Município Angrense para a correta deposição destes resíduos sólidos urbanos. Sim, é exatamente assim, como resíduos sólidos urbanos, que as beatas estão agora equiparadas de acordo com a Lei n.º 88/2019 que proíbe, decorrentemente, o seu “descarte em espaço público” e estipula coimas para os infratores.

Desta forma, e desde 4 de setembro do corrente ano, que atirar pontas de cigarros e charutos para o chão passa a ser punível com multas que podem ascender aos 250,00 euros. Atualmente, existem 137 cinzeiros no centro citadino de Angra do Heroísmo para dar resposta a este problema.

A referida Lei estipula ainda regras para os estabelecimentos comerciais, designadamente restaurantes, cafés e similares, que passam a ter de dispor, à entrada dos seus estabelecimentos ou em áreas designadas para o efeito, de cinzeiros e recipientes com tampas basculantes para a deposição correta destes resíduos por forma a não contaminar os espaços.

Inúmeras razões para aderir a esta campanha, nem uma que justifique o seu não cumprimento. De solução em solução vamos dar conta de todos os resíduos e, com a participação de todos, tornar Angra do Heroísmo cada vez mais limpa. Por uma Eco Angra, por todos nós, defenda sempre: “Beatas no Chão, Não!”

Back to top button
backspace
caps lock enter
shift shift
Virtual keyboard by Loderi.com   « » { } ~
Translate »
Close
Skip to content