O serviço está disponível desde junho, desde altura das Sanjoaninas, e, segundo Guido Teles, teve um arranque positivo, ao nível da utilização, ainda que não tenha sido amplamente divulgado. A autarquia, explicou, conta fazê-lo em breve, quando apresentar, também, o VisitAngra.
É possível aceder ao wi-fi, neste momento, na Câmara Municipal, no Jardim Duque da Terceira, no mercado municipal Duque de Bragança, na Rua da Palha, no Teatro Angrense, nas esplanadas da cidade, no Pátio d’Alfândega, na Praça Almeida Garrett e na Rua de São João.
A Câmara Municipal, as esplanadas e a Rua de São João são os locais, segundo informações disponibilizadas pela autarquia, que registam maior número de acessos.
Em junho, na Rua de São João, por exemplo, foram abertas 7 353 sessões, por 1 801 clientes diferentes, o que resultou num total de 2 090 horas online, com um tráfego médio de 18 megabytes por cliente.
“Quisemos criar condições de acesso à internet, quer aos nossos residentes, quer àqueles que nos visitam. Neste momento temos 10 hotspots, nos locais mais visitados ou com maior circulação”, atentou o autarca.
Este serviço, referiu, ainda, Guido Teles, permite perceber a proveniência dos utilizadores da rede wi-fi, o que, frisou, é interessante.
NET nas freguesias
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo está a ponderar, agora, estender o serviço às zonas rurais. A praça principal da freguesia de São Sebastião é um dos locais em vista.
“Queremos alastrar a rede aos espaços mais concorridos das zonas rurais – aliás, como prometemos no nosso manifesto eleitoral”, afirmou.
Câmara lança aplicação para turistas
Chama-se VisitAngra e é a aplicação móvel que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo está a desenvolver com o objetivo de facilitar, sobretudo aos turistas, informação sobre os principais pontos de interesse na cidade.
Segundo Guido Teles, vereador da autarquia, o instrumento em causa, que está em fase de acertos e que deverá ser dado a conhecer em breve, permite o acesso a informação sobre mais de 100 pontos citadinos.
Os textos são disponibilizados em português, inglês e francês, havendo depois a possibilidade de alargar a tradução e a interpretação (porque também há áudio) a mais línguas.
O VisitAngra contém, ainda, dados sobre os eventos culturais que decorram perto do local onde se encontra o utilizador.
Segundo o responsável camarário, pretende-se, com esta aplicação móvel, estar na vanguarda dos serviços turísticos e, ao mesmo tempo, valorizar o património da cidade e tudo o que Angra do Heroísmo tem para oferecer.