
A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo promoveu investimentos na zona noroeste da Ilha Terceira, nomeadamente no Pico Matias Simão.
A autarquia investiu, desde logo, na aquisição dos terrenos onde se encontra o miradouro e, em simultâneo, associado à crise sismovulcânica, procedeu à instalação de estruturas e equipamentos de radiocomunicações para o Serviço Municipal de Proteção Civil, garantindo assim que esta zona da ilha tenha cobertura de radiocomunicações plenamente funcional. Paralelamente, este investimento permite também que as rádios locais possam instalar os seus sistemas de transmissão neste local.
Para concluir os investimentos nesta zona dos Altares, procedeu-se à eletrificação subterrânea e à asfaltagem com betão betuminoso vermelho da estrada de acesso ao Pico Matias Simão, mantendo as caraterísticas do piso anteriormente existente, mas assegurando melhorias na zona de estacionamento e acessibilidades a este ponto turístico de referência no concelho de Angra do Heroísmo.

Este é um local muito visitado, tanto por residentes como por turistas, sendo conhecido pelo seu miradouro com vista panorâmica sobre grande parte do litoral norte da Ilha Terceira e para a Ilha Graciosa, assim como pelas pastagens verdes que dominam a paisagem envolvente.
Para a vereadora Fátima Amorim, «O investimento do Município de Angra do Heroísmo no Pico Matias Simão permitiu, desde logo, a sua aquisição, integrando-o no património municipal; a melhoria das acessibilidades com esta asfaltagem; e a disponibilização, à população e aos visitantes, de um acesso melhorado a este ponto turístico do concelho. E também permite aos agricultores um acesso claramente melhorado para as suas pastagens. Por outro lado, garante também cobertura de rede de radiocomunicações para o Serviço Municipal de Proteção Civil nesta zona da ilha, bem como a possibilidade de instalação de equipamentos pelas rádios locais, o que, em caso de catástrofe, assegura a existência de um sistema de comunicação operacional neste local.»
