Conferência “Luís Machado Drumond cidadão interventivo e a sua obra”

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo em parceria com o Instituto Histórico da Ilha Terceira e apoiada pela, Junta de Freguesia da Vila de S. Sebastião promove no próximo dia 10 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, uma sessão de homenagem ao Major Machado Drumond com início pelas 20h30, que constará de uma conferência proferida pelo filólogo e estudioso do homenageado Dr. António Neves Leal.

Esta iniciativa integrada na comemoração do cinquentenário da morte do grande etnógrafo terceirense, trineto do autor do Anais da Ilha Terceira, Francisco FerreiraDrummond., conta também com a participação de um grupo de músicos do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo e de uma cantoria com conhecidos improvisadores da ilha Terceira.

O orador traçará o perfil biográfico e profissional do antigo oficial do Exército e da Força Aérea Portuguesa, salientando o seu grande apego telúrico e acrisolado amor à Terceira, sua ilha natal, bem expresso nos seus trabalhos de insigne folclorista e competente investigador das nossas ricas tradições e costumes. Através da sua obra multifacetada de etnógrafo, historiador, músico, poeta popular e jornalista, desfila o viver alegre e o sentir genuíno das nossas gentes que ele, como poucos, soube desvendar durante as suas inúmeras pesquisas de campo e noutras fontes consultadas, durante os 13 anos intensamente vividos na Base das Lajes.

Nos seus escritos reside parte de nós próprios, que somos como povo a coluna vertebral dos seus escritos. Os foliões, as festas populares, religiosas e profanas, as cantigas ao desafio, as touradas, as danças carnavalescas, o baile antigo, as festividades do Divino Espírito Santo, lengalengas, crenças e benzeduras, jogos populares, figuras típicas e históricas, monografias de lugares, etc, enformam um mundo insular, onde temos mergulhadas as nossas raízes e escondidos os nossos sonhos e anseios, que nos encanta e empolga cada um de nós.

Entrada livre.

Back to top button
Translate »
Close