Dezenas de municípios de Portugal iluminam edifícios e monumentos a azul

Mais de 180 edifícios icónicos e monumentos em toda a Europa serão iluminados este sábado, 24 de outubro, a azul para assinalar o Dia das Nações Unidas e o 75º aniversário da Organização.

Em Portugal, a iniciativa “Turn Europe UN Blue” conta com a participação de mais de 30 municípios que irão iluminar edifícios icónicos, monumentos, pontes, câmaras municipais, centros culturais, entre outros, com a cor oficial das Nações Unidas.

O Palácio Nacional da Ajuda e o Arco da Rua Augusta em Lisboa, o Palácio da Bolsa, no Porto, o Castelo dos Mouros, em Sintra, o Castelo de Bragança e o Paço da Cultura, na Guarda, são alguns dos edifícios que se juntam a esta iniciativa que, para além do Governo de Portugal, mereceu também o apoio da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e dos municípios de Lisboa, Porto, Abrantes, Alvaiázere, Angra do Heroísmo, Arouca, Arruda dos Vinhos, Bragança, Cantanhede, Cartaxo , Celorico da Beira, Chaves, Crato, Fafe, Figueira da Foz, Góis, Guarda, Loulé, Marco de Canaveses, Montemor-o-Velho, Nordeste, Penafiel, Pombal, Porto de Mós, Santa Marta de Penaguião, Sintra, Tabuaço, Torre de Moncorvo, Torres Novas, Vagos, Valongo e Vila Nova de Poiares.

O aniversário da Organização tem lugar num período de pandemia mundial, por isso, o secretário-geral da ONU lembra que a missão da ONU é “agora mais crucial do que nunca”. António Guterres sublinha que “enfrentamos desafios colossais” e que “com solidariedade e cooperação globais, podemos superá-los. Neste aniversário, apelo a todos, em todo o lado, que se unam. As Nações Unidas não só estão convosco… Como as Nações Unidas pertencem-vos e é: “nós os povos”.”

Iniciativa “Europe Turns UN Blue”

A campanha europeia “Europe Turns UN Blue” é promovida pelo Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental (UNRIC) com o apoio do subsecretário-geral da ONU Fabrizio Hochschild, conselheiro especial do secretário-geral para as Comemorações dos 75 anos das Nações Unidas que explica o objetivo desta iniciativa de cariz europeu: “Esperamos que esta iniciativa ajude a lembrar-nos do valor universal da paz, do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos nestes tempos incertos”. O edifício sede da Comissão Europeia, em Bruxelas, o Castelo de Dublin, o Palácio de Cibelles, em Madrid, e o Palácio da Paz, em Haia, estão entre os muitos edifícios que se vestirão de azul no próximo dia 24 de outubro.

A lista integral de edifícios e países que participam nesta iniciativa pode ser consultada aqui.

Back to top button
backspace
caps lock enter
shift shift
Virtual keyboard by Loderi.com   « » { } ~
Translate »
Close
Skip to content