Neste Carnaval de Folia, Até Separa o Tio e a Tia

Folia na diversão, responsabilidade na Ação – assim se quer e se deseja o Entrudo Terceirense, pelo que, pelo terceiro ano consecutivo os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo (SMAH), em parceria com a Resiaçores, apostam na campanha temática de recolha de resíduos diferenciados, sob o lema Em Carnaval de Folia, Até Separa o Tio e a Tia! Uma campanha que se tornou, desde a primeira edição, uma aposta ganha e que se quer, por isso, anual.

Nesta terceira edição, após apuramento dos resultados e das necessidades, a campanha de Carnaval torna-se ainda mais cirúrgica para garantir a maior eficácia possível. Assim este ano a campanha centra-se na recolha de óleos alimentares usados e nas embalagens que pertencem aos contentores de rótulo amarelo: plástico, metal e embalagens Ecal (embalagens de leite e sumo, por exemplo). Na verdade o vidro, que antes era considerado prioritário, revelou-se incipiente, dado que as cervejas e as gasosas são normalmente servidas à pressão, tendo, por outro lado, grande percentagem das garrafas efetivamente usadas, tara de devolução.

Desta forma, antes do início da exibição de Danças e Bailinhos de Carnaval, os SMAH dotarão todos os salões com os contentores apropriados, nomeadamente recipientes amarelos e recipientes laranja ou Óleões.

A iniciativa será devidamente divulgada, nomeadamente através de cartaz que será distribuído por todos os salões, em que se relembra que “1 litro de óleo alimentar contamina 1 milhão de litros de água” e que “Por cada 100 toneladas de plástico reciclado evita-se a extracção de uma tonelada de petróleo”.

“Numa época em que, mais do que nunca, todos tomamos consciência do papel que cabe a cada um de nós na defesa do meio ambiente, são razões de peso que têm de ser abraçadas por todos, para todos, em nome do futuro.” – declarou, a propósito, a Vereadora do pelouro, Raquel Caetano Ferreira.

Em folia, mas com tino, já que o Carnaval Terceirense, com a sua sábia crítica social, sabe apontar erros e sabe apontar caminhos, não deixe de dar o exemplo e abrace esta causa.

Back to top button
Translate »
Close