Abril: a autora inacabada (exposição)

Data e hora
Date(s) – 01/05/2024 a 31/12/2024
00:00

Local
Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Categorias


𝗘𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 | 𝘼𝙗𝙧𝙞𝙡: 𝙖 𝙖𝙪𝙧𝙤𝙧𝙖 𝙞𝙣𝙖𝙘𝙖𝙗𝙖𝙙𝙖

Celebrar os 𝟱𝟬 𝗮𝗻𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝟮𝟱 𝗱𝗲 𝗔𝗯𝗿𝗶𝗹 é homenagear os homens e mulheres que fizeram a Revolução em 1974, os que lutaram pela Liberdade no nosso país, mas também os que “ficaram pelo caminho” na longa noite da Ditadura.
A 𝗕𝗶𝗯𝗹𝗶𝗼𝘁𝗲𝗰𝗮 𝗣𝘂́𝗯𝗹𝗶𝗰𝗮 𝗲 𝗔𝗿𝗾𝘂𝗶𝘃𝗼 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗟𝘂𝗶́𝘀 𝗱𝗮 𝗦𝗶𝗹𝘃𝗮 𝗥𝗶𝗯𝗲𝗶𝗿𝗼 assinala esta data com a exposição 𝘼𝙗𝙧𝙞𝙡: 𝙖 𝙖𝙪𝙧𝙤𝙧𝙖 𝙞𝙣𝙖𝙘𝙖𝙗𝙖𝙙𝙖, a inaugurar no dia 𝟭 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝟮𝟭h𝟬𝟬, uma iniciativa que pretende centrar a atenção nos acontecimentos e nas vivências desse período na ilha Terceira, sem esquecer, contudo, o panorama nacional antes e depois da revolução. A Guerra Colonial e a participação de terceirenses na mesma, a Censura, as lutas laborais na Terceira, os acontecimentos do 25 de Abril na ilha, e a implantação das estruturas partidárias na Região são alguns dos temas abordados nesta exposição.
A abertura da exposição, momento de partilha e de festa da Liberdade 𝘁𝗲𝗿𝗮́ 𝘂𝗺 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗰𝗼𝗺 𝗔𝗻𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗕𝘂𝗹𝗰𝗮̃𝗼 𝗲 𝗦𝗮𝗺𝘂𝗲𝗹 𝗤𝘂𝗲𝗱𝗮𝘀 que, através da música, nos levarão por uma viagem de evocação da jornada portuguesa ao encontro da Democracia.
𝗡𝗼 𝗱𝗶𝗮 𝟰 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝗼, 𝘂𝗺𝗮 𝗺𝗲𝘀𝗮-𝗿𝗲𝗱𝗼𝗻𝗱𝗮 𝗮𝗯𝗼𝗿𝗱𝗮𝗿𝗮́ 𝙤 25 𝙙𝙚 𝘼𝙗𝙧𝙞𝙡 𝙣𝙖 𝙞𝙡𝙝𝙖 𝙏𝙚𝙧𝙘𝙚𝙞𝙧𝙖, com os testemunhos de Carlos Enes, Humberto Machado e Luiz Fagundes Duarte, sob a moderação de Luciano Barcelos. Ficamos na expectativa da participação do público terceirense e do seu contributo, enriquecendo a sessão com as suas vivências e testemunhos desta época.
Ao longo do ano a Biblioteca vai promover um conjunto de atividades no âmbito da exposição assinalada.

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.