Documento do Mês – novembro | Catástrofes Naturais

Data e local

Este evento decorrerá no(s) dia(s) 01/11/2023 a 30/11/2023, em Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.

Sinopse

No mês de novembro apresentamos o livro n.º 4 de registo de óbitos, de Santa Cruz da Praia da Vitória, fls. 211-212, existente no Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, onde consta o resumo do maremoto que aconteceu na ilha Terceira aquando do terramoto do dia 1 novembro de 1775, ocorrido em Lisboa.

O terramoto foi seguido de um maremoto e de múltiplos incêndios, tendo feito seguramente mais de 10 mil mortos. Os sismólogos estimam que o sismo de 1755 atingiu magnitudes entre 8,7 a 9 na escala de Richter.

Venha visitar o nosso espaço e fique a conhecer alguma documentação que possuímos sobre este tema.

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.