A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Associação dos Amigos das Forças Armadas, em colaboração com o Museu de Angra do Heroísmo, o Instituto Histórico da Ilha Terceira e a Diocese de Angra, promovem nos dias 16 e 17 de novembro de 2018, pela ocasião da evocação dos 220 anos do nascimento do imperador D. Pedro I do Brasil e rei D. Pedro IV de Portugal, um conjunto diversificado de atividades comemorativas.
O objetivo da evocação é assinalar a importância que Angra do Heroísmo teve no período inicial de implantação do regime constitucional em Portugal, como cidade capital do Reino pelo partido liberal e lugar onde foi preparada a expedição que permitiu assegurar o reinado de D. Maria II, filha daquele monarca.
Nos dias 16 e 17 de novembro decorrem os seguintes eventos:
- Descerramento de placa evocativa
16 novembro, 15h00, junto ao obelisco da Memória; - Visita guiada ao 3.º momento da exposição «Do Mar e da Terra… uma História no Atlântico, da Capitania Geral ao Liberalismo»
16 novembro, 16h00, Museu de Angra do Heroísmo; - Sessão Solene com entrega de voto de louvor e medalha de membro conselheiro ao Município de Angra do Heroísmo e assinatura do memorando de intenções, seguida da conferência «D. Pedro IV e os Açores», pelo Doutor José Guilherme Reis Leite
16 novembro, 20h00, Salão Nobre dos Paços do Concelho; - Missa em memória do aniversário natalício
16 de novembro, 18h00, Sé Catedral de Angra; - Concerto de encerramento pela Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel das Doze Ribeiras
17 novembro, 21h00, Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.