I Encontro de Jovens Embaixadores do Património Mundial

A prestigiada Organização das Cidades Património Mundial (OCPM), de que Angra do Heroísmo tem o orgulho e mérito de pertencer, lança no próximo ano nova iniciativa com o objetivo de cativar os jovens para a defesa, divulgação e promoção das suas cidades, membros da organização. Assim em março de 2017, de 22 a 24 de março, são esperados na cidade de Aranjuez, província de Madrid, jovens das mais diferentes proveniências para aquele que será o I Encontro de Jovens Embaixadores do Património Mundial.

Durante o encontro os jovens embaixadores realizarão uma apresentação da sua cidade de origem, em inglês, e trabalharão juntamente com os restantes participantes, assessorados por um especialista informático, na elaboração de um blog que recolherá a informação elaborada inicialmente e que permitirá incorporar contribuições in situ tanto de conteúdos, como de formato. Este blog pretende ser uma plataforma de difusão turística para as cidades participantes, elaborada a partir da perspetiva dos jovens. Durante este encontro serão também realizadas diversas visitas à paisagem cultural de Aranjuez.

O Município de Angra do Heroísmo quer associar-se a esta iniciativa e lança assim, desde já, o desafio aos jovens do concelho, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, para se candidatarem ao posto de primeiro Jovem Embaixador de Angra do Heroísmo junto da OCPM.

“Esta é uma oportunidade ímpar para o jovem selecionado integrar um fórum de discussão internacional sobre os desafios que se apresentam às cidades membros da OCPM e de representar Angra e os angrenses, não só junto de outros jovens da sua idade, mas também junto dos representantes da OCPM. Não tenho dúvidas que é uma oportunidade única e inesquecível” – palavras de Guido Teles, Vereador da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Para o autarca, o município de Angra do Heroísmo tem também muito a ganhar com esta nova forma de participação:

“Os jovens têm sempre uma abordagem diferente, muito própria, a este tipo de iniciativas. Muitas vezes mais criativa, mas também mais liberta e crítica, pelo que será muito interessante acompanhar esta iniciativa e verificar os frutos que se podem retirar da mesma. Só o facto de não estarem presos a formalismos, ou estarem presos a uma visão mais institucional ou formal, faz antever um Encontro com grande potencial quer para os jovens que terão a oportunidade de o integrar, quer para as cidades que representarão”.

Os interessados em participar deverão fazer uma apresentação (independentemente do formato) que integre um máximo de 5 pontos que considerem fundamentais transmitir sobre Angra do Heroísmo, enquanto cidade Património Mundial aos outros participantes. As inscrições estarão abertas de 2 a 18 de novembro, através do serviço Myangra disponível em www.cmah.pt

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.