O memorial Voo do “Açor” pretende assinalar o primeiro campo de aviação dos Açores construído no lugar da Achada, inaugurado em 4 de outubro de 1930.
O voo inaugural foi realizado pelo Capitão Piloto-Aviador Frederico Coelho de Melo, pilotando um avião biplano, monomotor, Avro 504K, denominado “Açor”.
Este campo é um marco importante na história da aviação, como referem Manuel Martins e o Tenente-Coronel Pedro Horta no livro “Campo de Aviação da Achada“, “a Pista da Achada, o Campo da Achada, deve ser celebrada por representar o espírito visionário e colaborativo, quer das autoridades militares, quer das entidades civis, marcando o ponto de partida para a história dos últimos 90 anos, não só da Aeronáutica Militar e da Ilha Terceira, mas do nosso País enquanto ator Atlântico e Ocidental”.
O monumento é da autoria de Manuel Martins
Manuel de Meneses Martins, nasceu na Agualva, Ilha Terceira em 1953. Em Angra do Heroísmo estudou no Liceu e na Escola Secundária de Angra do Heroísmo. Iniciou a sua vida profissional no Destacamento das Forças Armadas dos Estados Unidos na Base Aérea 4, em setembro de 1972, como operador de comunicações, seguindo-se rececionista, desenhador técnico, topógrafo e a partir de 1992 ilustrador, design gráfico, e paginador do jornal “Crossroads”.
Pesquisou, escreveu e publicou o livro “Base das Lajes”. Realizou várias exposições de pintura nomeadamente em aguarela, foi monitor de oficinas de desenho e pintura e atualmente é presidente da direção da Associação USK Ilha Terceira.




