IV Semana do Património de Angra do Heroísmo foca-se nos mais novos

A IV edição da Semana do Património de Angra do Heroísmo decorrerá de 12 a 16 de novembro e terá um programa focado nos mais novos. A autarquia aposta num conjunto de atividades que visam estimular a apreciação, conservação e promoção do património junto das gerações mais novas, organizado em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e E.B.I Francisco Ferreira Drummond. Todas as iniciativas são gratuitas e dispensam inscrição.

No dia 12 de novembro, com início às 10:00 horas na Praça Velha, convida-se a população em geral para uma visita ao centro histórico sob o tema «Economia, Recurso e Progresso», com o historiador Francisco Maduro-Dias.

A 13 de novembro, pelas 10:00 horas, os alunos do 9.º ano da E.B.I. Francisco Ferreira Drummond irão realizar um roteiro de exploração fotográfica e artística do património edificado, com exercícios de perspetiva sob o lema «Paisagens Iluminadas».

Na quinta-feira, 14 de novembro, com início às 10:00 horas na Praça Velha, a AzorBus irá proporcionar uma visita pela cidade, a bordo do seu autocarro panorâmico.

À mesma hora, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, decorrerá o ensaio geral do concerto experimental da paisagem sonora de Angra do Heroísmo – «Concerto Linschoten» – pelos alunos do 8.º ano da E.B.I. Francisco Ferreira Drummond (uma iniciativa integrada no projeto «Angra Aurora do Ocidente», na celebração do Dia da UNESCO).

Pelas 10h30, na secção infantojuvenil do mesmo edifício, assistir-se-á a «D. Sebastião», uma oficina de leitura para o pré-escolar, que contará com uma exposição, narração e momento musical alusivos ao rei.

No dia 15 de novembro, sábado, pelas 18:00 horas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugurará uma exposição sobre Sophia de Mello Breyner Andresen, que contará com uma conferência e música.

No último dia, 16 de novembro, a Praça Velha dará lugar à animação infantil com insufláveis e pinturas faciais entre as 10:00 e as 13:00 horas, enquanto na Rua Direita será possível passear em póneis, com o auxílio do Centro Hípico da Ilha Terceira.

Às 14:00 horas, no Museu de Angra do Heroísmo, estará aberto o convite para a oficina familiar e visita orientada sob o tema «Quando a tinta não vinha em tubos».

Na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, pelas 16:00 horas, a narradora Ana Janeiro dará voz ao «Orgulho desfeito» («Filósofos de Rua», de Augusto Gomes) na «Hora do Conto».

A encerrar a IV edição da Semana do Património de Angra do Heroísmo, pelas 20:00 horas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro abrirá as portas para a apresentação oficial do «Concerto Linschoten» executado pelos alunos do 8.º ano da E.B.I. Francisco Ferreira Drummond.

A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo convida todos os munícipes e visitantes, miúdos ou graúdos, a (re)descobrir as várias facetas patrimoniais do concelho.

Back to top button
Translate »
Close