Decorreu a 8 de novembro de 2024, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o lançamento do livro «O Cão Barbado da Terceira» de Clara Molinari.
Trata-se de uma edição conjunta da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Clube Português de Canicultura (CPC), tendo como autora a Presidente do CPC, Carla Molinari. Nesta edição bilingue conta-se a história da raça canina Portuguesa, a 10.ª a ser reconhecida pelo Clube Português de Canicultura e que é originária da Ilha Terceira.
A apresentar a obra estiveram a Presidente do Clube Português de Canicultura, Carla Molinari, o Vice-presidente do Clube, Pedro Marques Rodrigues, o Presidente da Comissão Técnica da Federação Cinológica Internacional, Jorge Nallem e o prestigiado Juiz Português All Breeds, Luis Catalan.
Este evento esteve inserido no Mega Encontro do Cão Barbado da Terceira, que se realizou no dia 9 de novembro, no Pavilhão Multissectorial da Ilha Terceira com o intuito da projeção internacional da raça e que juntou cerca de 40 cães da raça Barbado da Terceira e os seus donos num convívio animado.
Este foi um evento de grande importância para a promoção e visibilidade da raça, reconhecida oficial e internacionalmente desde 2004.
Historicamente as origens do cão barbado remontam aos cães pastores trazidos por povoadores de vários países a partir do século XV, na época do povoamento. Ao longo dos séculos, sucessivas gerações de habitantes e os cães que os acompanhavam influenciaram decisivamente a raça que hoje conhecemos como barbado da Terceira.
O cão Barbado da Terceira é um cão muito dinâmico que era inicialmente muito utilizado como auxílio na condução do gado, tendo-se tornado ao longo dos anos um cão de companhia e de guarda. É uma raça que apresenta pelo comprido e ondulado.
Fátima Amorim, Vereadora do Município de Angra do Heroísmo, reforça o trabalho que tem sido desenvolvido pela Associação Açoreana dos Criadores dos Cães Barbados da Terceira e pelo Clube Português de Canicultura, com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que ao longo dos anos tem contribuído para a promoção e preservação da raça, como é o caso das Exposições Monográficas do Cão Barbado da Terceira e Exposições Caninas de Angra do Heroísmo que já contam com 4 edições, e que são um evento de grande relevância para a cidade Património Mundial, pois reúnem criadores de cães de todas as raças, provenientes dos mais variados pontos do país e do estrangeiro, e que também contribui para a promoção de Angra do Heroísmo a nível nacional e internacional.
Atualmente encontramos exemplares de barbados além-fronteiras, em países como Dinamarca, Áustria, Austrália, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Finlândia, Brasil, Canadá, EUA, entre outros. Em 2014 foi criado o Clube Português do Barbado da Terceira e, em 2020, do Barbado da Terceira Club-USA.