Malha Grande – Biscoitos (PR09 TER)

Esta pequena rota linear liga a Malha Grande, no interior da ilha, à popular zona balnear dos Biscoitos, ao longo de 14,2 km. Inicie o percurso no caminho de terra batida e, na primeira bifurcação, escolha o caminho à direita, ladeado por urzes (Erica azorica) que o irá guiar a um tentadeiro de gado. Aí, vire à esquerda e suba o caminho agrícola, junto às pastagens, até atingir o miradouro da Rocha do Chambre, parede visível da Caldeira do Vulcão do Pico Alto. Siga em direção ao marco geodésico (708m), que marca o ponto mais alto do percurso, onde pode avistar a Área Protegida do Biscoito da Ferraria e Pico Alto, rica em vegetação endémica, que preenche a Caldeira.

Desça em direção ao vale do Azinhal e, ao sair da floresta, siga no caminho florestal que ladeia as pastagens onde está localizada a Gruta dos Balcões, tubo lávico resultante da última erupção terrestre da ilha, datada de 1761, com origem no Pico Vermelho, Pico do Fogo e Pico das Caldeirinhas, que avistou anteriormente.Continue a descida nos caminhos florestais secundários, por entre as pastagens com afloramentos rochosos consideráveis, resultantes do escorrimento de lava da erupção anteriormente mencionada, com vista para a costa Norte da ilha, até encontrar o desvio que dá entrada numa mata de incensos (Pittosporum undulatum). A partir daqui o trajeto alterna entre matas de incensos, caminho de bagacina e mata de antigos pomares, até chegar à Rua Longa.

Vire à direita, atravesse a estrada regional com cuidado e desça até à Baía das Pombas, primeira zona balnear do percurso.

Depois de apreciar as trincheiras militares (utilizadas na II Guerra Mundial), uma das muitas estruturas existentes na ilha do Sistema Defensivo costeiro, onde se incluem os Fortes, prossiga ao longo da Avenida do Mar, adjacente à Área de Paisagem Protegida das Vinhas dos Biscoitos, onde pode apreciar diversas curraletas de pedra vulcânica, para produção de vinho. Termine o percurso na zona balnear dos Biscoitos.

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.