Município de Angra do Heroísmo apresenta programa AMA Angra para 2023.

O Município de Angra do Heroísmo, disponibiliza em 2023, o programa AMA Angra – Apoio à Parentalidade, permitindo de forma totalmente gratuita, apoiar as famílias do concelho, desde a fase da gravidez ao pós-parto.  

O programa teve o seu início em  2022, e decorreu entre março e dezembro, tendo incluído mensalmente sessões de aconselhamento individual, nas 19 freguesias do concelho de Angra do Heroísmo,  5 cursos de preparação para o nascimento, e 16 workshops dirigidos a pais, profissionais da edução e da saúde, assim como as conversas de colo.

“Foi com grande satisfação que o Município de Angra do Heroísmo, verificou a adesão da população de Angra do Heroísmo a todas as valências e apoio disponibilizado pelo programa AMA Angra, foram 115 famílias acompanhadas nas sessões individuais, 75 casais inscritos nos Cursos de Preparação para o Nascimento, 215 pessoas nos diversos Workshops e 25 mães nas Conversas de colo. Consideramos que através do acompanhamento de um grupo de excelentes profissionais, que integram o programa AMA Angra, disponibilizamos informação e formação para dar resposta às reais necessidade da população do concelho, no atual contexto social, quanto aos desafios da parentalidade.” Refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.

Para dar continuidade ao programa AMA Angra, em 2023, o Município de Angra do Heroísmo estabeleceu uma parceria com a Associação AMA – Aldeia da Parentalidade, à qual agradecemos por  ter aceite desenvolver este trabalho em conjunto com o município.

Em 2023, o programa continua a disponibilizar de forma gratuita “Roadshow pelas 19 freguesias de Angra do Heroísmo”, incluindo sessões individuais de apoio na pré conceção, gravidez e pós parto, na amamentação, no regresso ao trabalho, na introdução alimentar e consultadoria de Babywearing.

Estão ainda programados 6 cursos de “Preparação para o Nascimento”, para grávidas entre as 24 e 32 semanas, em que os casais, durante 9 módulos, são acompanhados por uma equipa de 11 profissionais de diversas áreas ligadas à saúde materno-infantil, em que serão abordados aspetos relacionados com nutrição, trabalho de parto, os métodos farmacológicos e não farmacológicos do alívio da dor, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, o puérperio e atividade física, a exterogestação, o toque e babywearing.

Segundo Fátima Amorim, em 2023, aumentamos o número de workshops, serão 17, dirigidos a pais, profissionais da educação e da saúde, onde serão abordadas as seguintes temáticas: Diversificação Alimentar; Alimentação dos 2 aos 6 anos; Primeiros Socorros na Infância; Babywearing; Massagem ao bebé; Exercício na gravidez e pós-parto; Babysigns; Extração e armazenamento de leite humano: cuidados, substituições, higienização; Parto Humanizado; Aleitamento Materno e Métodos não farmacológicos do alívio da dor.

Para o ano de 2023, o programa AMA Angra apresenta uma nova ação designada “Bairros Saudáveis, Crianças Felizes”, direcionada para a população que vive nos bairros sociais do concelho (Lameirinho, Terra-Chã e São Mateus), e que têm como grande objetivo a (re)educação económica das famílias, abordado aspetos relacionados com a alimentação Saudável e gestão de economia familiar para alimentação.

Segundo Fátima Amorim, a ação “Bairros Saudáveis, Crianças Felizes”, será desenvolvido através de 3 cursos, cada um com 5 módulos de 4 horas, em parceria com a Cáritas da Ilha Terceira e a Casa do Povo de Porto Judeu.

Através do programa AMA Angra e da parceria estabelecia com a associação AMA – Aldeia da Parentalidade e com as suas mentoras Carla Rodrigues e Catarina Vieira, o Município de Angra do Heroísmo, continua a disponibilizar de forma totalmente gratuita, um conjunto de informação e formação em áreas muito específicas da maternidade e da parentalidade, a todas as famílias do concelho, reforçando a sua política social de apoio à natalidade.

“O Município de Angra do Heroísmo, encontra-se a construir uma infraestrutura localizada no Jardim Duque da Terceira, denominado “Espaço de Amamentação”, pretendendo ser um espaço com todas as condições, equipamentos e privacidade, para quem pretende amamentar os seus filhos numa deslocação à cidade. Queremos continuar a sensibilizar os pais para a importância da amamentação e do aleitamento materno, para a saúde dos seus filhos”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo

“Este ano a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo foi novamente galardoada com o prémio Autarquia + Familiarmente Responsável, pelo observatório, e o AMA Angra foi um dos programa que contribuiu para esse reconhecimento, como autarquia amiga das famílias, porque permitiu melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem no concelho, e contribuir para promover uma população cada vez mais informada.”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.  

Refere ainda que o Município de Angra do Heroísmo e a Associação AMA-Aldeia da Parentalidade, regozijam-se com a avaliação efetuada por um dos nossos munícipes e que nos dá ainda mais vontade de continuar:

“O AMA Angra representa apoio, informação atualizada, empoderamento e dá-nos ferramentas para sermos pais mais autónomos e conscientes. Além do curso de preparação para o nascimento, todas as ações desenvolvidas pelo AMA fazem toda a diferença na vida das famílias. Acredito que o trabalho desta equipa é uma real necessidade no contexto em que vivemos e que não há como viver e superar os desafios da parentalidade sem o AMA Angra. O caminho para a mudança começou e não há como voltar atrás. Obrigado.”

Página atualizada a

Adira à nossa newsletter

Fique a par de todas as novidades de Angra do Heroísmo.

Angra está na palma da sua mão.

Descarregue a app móvel MyAngra e tenha acesso aos serviços online da autarquia e à informação turística sobre o concelho.

Angrosfera

Conheça a riqueza patrimonial de Angra do Heroísmo numa só plataforma.