A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo assinalou no dia 30 de novembro, o Dia Internacional das Cidades Educadoras, que este ano tinha como tema “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades.”, através de um encontro intergeracional que juntou alunos de várias escolas do concelho e alunos das academias sénior de Angra do Heroísmo.
O Dia Internacional da Cidade Educadora é uma celebração internacional que tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais para a destacar como vetor gerador de bem-estar, convivência, prosperidade e coesão social.
Para assinalar o Dia Internacional das Cidades Educadoras em Angra do Heroísmo, cidade que já é membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras desde 2018, o Município de Angra desenvolveu uma atividade intergeracional com o objetivo de promover a partilha de experiências e vivências entre os alunos das academias sénior do concelho e os alunos do 9º ano das escolas de Angra do Heroísmo.
A manhã iniciou-se com a sessão de abertura pela Vereadora Fátima Amorim, dando as boas-vindas aos presentes apresentando o Dia Internacional das Cidades Educadores e o tema do ano 2022. Seguiu-se a intervenção do Dr. Sebastião Medeiros, Diretor da Startup Angra, que apresentou e divulgou todas as valências da Startup Angra aos presentes, deixando a porta aberta para acolher novos empreendedores.
O painel seguinte, com o tema “Cidade de Paz”, foi conduzido pelo Dr. Tomé Ribeiro Gomes, que falou um pouco sobre o contexto de democracia e do contraste em democracia entre uma cidade em paz e uma cidade em guerra, como é o caso de várias cidades na Ucrânia.
A fechar a primeira parte do programa, subiram ao palco a Dra. Alexandra Meneses, monitora e professora no projeto Academia do Oeste – Encontro de Gerações e João Feliciano, aluno e também professor na mesma academia, que falaram sobre o funcionamento da Academia e de todas as atividades que a mesma desenvolve, bem como das mais valias que estas atividades têm no bem-estar e melhoria das condições de vida, quer dos professores quer dos alunos.
Após um pequeno coffee-break, deu-se início ao segundo período do programa onde a Dra. Ana Macedo, professora da Academia Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, acompanhada de Maria Hilda, aluna da academia com 88 anos de idade, deram o seu testemunho sobre o funcionamento da academia e das atividades desenvolvidas pela mesma, deixando o convite aberto aos jovens para participarem ativamente na comunidade como voluntários, e aos mais velhos, para que nunca se deixem levar pelo sedentarismo, inscrevendo-se em academias ou programas similares, onde o conhecimento e a aprendizagem não têm idade.
A fechar o encontro que assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras, decorreu um momento musical a cargo do duo Tie & Butterflfy.
“Foi com enorme satisfação que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, assinalou o Dia Internacional das Cidades Educadoras, com um evento que promoveu um encontro de gerações, onde a partilha de experiências e aprendizagens foi o mote dominante e onde todos ficamos a conhecer oportunidades que são proporcionadas pela Startup Angra, assim como as Academias Sénior do concelho, que tem como tem como grande objetivo proporcionar aos participantes uma partilha de experiências e aprendizagens bem como o debate de ideias e onde pessoas de todas as idades podem participar ativamente, os jovens como professores ou voluntários, e os adultos acima de 50 anos, quer como professores/formadores quer como alunos das mais variadas áreas.”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.