O Município de Angra do Heroísmo, em colaboração com o COFIT, assinala no próximo domingo 28 de maio, o Dia Nacional do Folclore Português.
Pelas 15h00 haverá um desfile etnográfico na Rua da Sé, que promete encher de cor e vivacidade a principal rua da Cidade Património Mundial, com participação do, Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Grupo de Baile à Antiga do Posto Santo, Grupo de Folclore “Modas da Nossa Terra”, Grupo Folclórico e Etnográfico da Ribeirinha” Recordar e Conhecer”, Grupo Folclórico “Memórias da Nossa Gente” da Casa do Povo de São Bartolomeu, Grupo de Balhos e Cantares da Ilha Terceira, Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, Grupo Folclórico “Os Bravos” e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de São Sebastião.
Pelas 15h30 a animação continua no principal palco da Cidade, a Praça Velha, com as sempre deslumbrantes e coloridas atuações dos Grupos Folclóricos do Concelho de Angra do Heroísmo.
“A celebração do Dia Nacional do Folclore é um salvaguardar da cultural tradcional popular portuguesa, pois é também através do folclore que o conhecimento é transformado em cultura de origem popular, constituída pelos costumes, lendas e tradições, e celebrada em festas populares, que passam de geração em geração” refere a Vereadora do Município de Angra do Heroísmo, Raquel Caetano Ferreira.
O último domingo do mês de maio foi estabelecido como Dia Nacional do Folclore Português pela Assembleia da República, em julho de 2015, a pedido da Federação do Folclore Português.
Raquel Caetano Ferreira, refere ainda que: “este evento, integrado no programa de apoio às Filarmónicas e Grupos Folclóricos de Angra do Heroísmo, Gentes e Tradições, sendo esta uma forma de apoiar ativamente a cultura popular Terceirense, proporcionando uma tarde de domingo agradável aos munícipes e a quem nos visita.”