A iniciativa “Rota dos 20” surgiu no âmbito das comemorações dos 20 anos do Programa Eco-Escolas em Portugal, em 2016. Tendo como tema a mobilidade sustentável, visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade, mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.
Esta iniciativa pretende a participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções sustentáveis, e foi neste sentido que foi lançado o desafio aos jovens das escolas nacionais, em geral, e em particular, do concelho de Angra do Heroísmo, para que estes dessem opiniões e sugestões, do que poderia ser melhorado na sua escola contribuindo para um dia-a-dia mais sustentável.
Em Angra do Heroísmo, o projeto Eco-Escolas teve já os primeiros resultados práticos, com a colaboração entre o Município de Angra e as Escolas do concelho a ter já efeitos benéficos e sustentáveis para os estabelecimentos de ensino, que beneficiam o universo escolar, desde os alunos, professores e auxiliares de educação das escolas, como são o exemplo da colocação de suportes para estacionamento de bicicletas nas escolas: EBS Tomás de Borba, EB 1, 2, 3/JI de Angra do Heroísmo, Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade e Centro Comunitário da Terra Chã.
Foram também colocadas papeleiras na rua de acesso à EBI Ferreira Drummond, colocado um miniecoponto na EBI/JI das Cinco Ribeiras e foi feito o ajardinamento do exterior da EB1/ Infante D. Henrique.
Raquel Caetano Ferreira, refere que “Angra do Heroísmo é uma cidade ecologicamente consciente e responsável, e neste sentido foi com todo o prazer que o município auxiliou na implementação das ideias concretizadas, no pergaminho da Rota dos 20, pelos alunos angrenses. É necessário encorajar os jovens, através de ações como esta, a serem uma parte activa na procura de soluções para uma sociedade mais sustentável”.