O Município de Angra do Heroísmo recebeu o Selo Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Local 2024, atribuído na conferência ODSlocal´24 «Partilhar Experiências, Transformar Futuros», que decorreu a 22 de novembro no Centro Municipal de Exposições de Pombal.
O Selo ODSlocal – Dinâmica é atribuído aos municípios que mais se destacaram neste domínio. O Município de Angra do Heroísmo é distinguido por ser reconhecido o notável trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em prol do cumprimento dos ODS ao nível local.
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, e que entrou oficialmente em vigor em 2016, define as prioridades e aspirações do desenvolvimento sustentável global para 2030 e procura mobilizar esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns.
São 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que representam um apelo urgente à ação de todos os países – desenvolvidos e em desenvolvimento – para uma parceria global. Os ODS reconhecem que a erradicação da pobreza e outras privações devem ser acompanhadas de estratégias que melhorem a saúde e a educação, reduzam a desigualdade e estimulem o crescimento económico – ao mesmo tempo que combatem as alterações climáticas e preservam os ecossistemas.
Em Portugal foi criada a plataforma ODS Local para responder ao desafio lançado aos Estados-Membros das Nações Unidas. É uma plataforma que engloba uma rede de municípios, pessoas e entidades empenhadas de modo a estimular um movimento amplo e aberto de sustentabilidade através de um portal online composto pelos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU na Agenda 2030.
Na plataforma ODS local estão inseridas as boas práticas do Município de Angra do Heroísmo, nomeadamente ao nível da educação, ambiente, erradicação da pobreza.