A Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e a Universidade dos Açores assinaram um protocolo tendo em vista a cooperação entre as duas instituições na procura de soluções que visem o bem-estar das populações do concelho através do desenvolvimento, em conjunto, de uma série de ações que visem aquela finalidade.
Ao usar da palavra no ato de assinatura daquele protocolo, Álamo Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, referiu que o Campus da Universidade na Ilha Terceira é um Pólo de desenvolvimento para o concelho que a autarquia muito preza e que deseja que se consolide no futuro e que “procure um caminho que preserve o prestígio a que tem direito quer do ponto de vista da atratividade dos alunos, quer do ponto de vista da presença da própria Universidade na ilha Terceira”.
O autarca disse, depois, que é fundamental a “aproximação da Universidade à sociedade civil e que a Câmara está na primeira linha da mesma pelo que há a necessidade de, em conjunto, procurar caminhos que garantam a referida a aproximação”.
Foi por isso, adiantou Álamo Meneses, que a Câmara entendeu ser a altura certa para a assinatura de um convénio que vai permitir integrar depois um conjunto de outras ações, algumas delas já em curso, que ditem uma colaboração mais sólida entre as duas entidades.
Neste sentido, ao longo dos últimos dois anos, a autarquia tem vindo a desenvolver uma série de actividades que se prendem com esta desejada cooperação em relação a pequenas necessidades do dia-a-dia. É chegada a altura de se fazer mais no sentido de aprofundar os laços de cooperação o que pode fazer-se, acrescentou Álamo Meneses, “alocando outros recursos ao desenvolvimento do ensino e investigação neste Campus da U.A.”.
O Presidente da Câmara recordou que “no orçamento deste ano foram reservados para esse fim 50 mil euros, que ainda não foram integralmente gastos, e que gostaríamos de ver investidos no desenvolvimento desta casa”.
O convénio assinado assenta num conjunto de objectivos gerais mas, disse o Presidente da Câmara, “ ao abrigo do mesmo serão celebrados contratos caso a caso com finalidades específicas que visam, justamente, dar execução a esses objectivos”.
Para além desses contratos o grupo de trabalho que resulta deste convénio irá permitir desenvolver um conjunto de iniciativas que permitam dar “mais corpo à presença da Universidade em Angra do Heroísmo” abrindo outras oportunidades para uma “intervenção mais ativa” na vida social da ilha.