No passado dia 6 de maio de 2025, teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo a 3.ª Edição das Jornadas Municipais da Saúde, subordinada ao tema «Envelhecer bem: saúde, atitude e felicidade». A iniciativa reuniu várias dezenas de seniores do concelho, que tiveram a oportunidade de ouvir especialistas sobre temas fundamentais para um envelhecimento saudável.
Após a sessão de abertura, presidida pela Vereadora Fátima Amorim, seguiu-se uma dupla intervenção sobre o tema «Sexualidade na Terceira Idade: Tabu ou Liberdade?», pelo Dr. André Avelar e pela Psicóloga Sara Loureiro, que abordaram a afetividade, a intimidade e a sexualidade nesta fase da vida, desconstruindo mitos e preconceitos.
De seguida, teve lugar a comunicação do Animador Sociocultural Marco Pereira, intitulada «Ritmo e Vida: A Percussão como Expressão e Terapia», que culminou com o lançamento de um projeto de percussão em parceria com a Casa de Saúde do Espírito Santo – Irmãs Hospitaleiras. Esta foi uma sessão prática e animada, com a participação de vários seniores, numa iniciativa que promove múltiplos benefícios ao nível da motricidade e coordenação.
A encerrar as comunicações, a estagiária Alice Toste apresentou o tema «Teias da Diversidade», no qual abordou a arte de cuidar de quem cuida, sublinhando a grande importância dos cuidadores informais na saúde e envelhecimento saudável das pessoas de quem cuidam. Reforçou ainda que quem assume este papel significativo na vida dos outros deve igualmente cuidar de si e assegurar a sua própria qualidade de vida.
O encerramento da terceira edição das Jornadas Municipais da Saúde foi marcado por um momento de lanche e convívio entre todos os participantes.
«A esperança de vida da população aumentou, sendo fundamental proporcionar ações de informação, formação e ferramentas que permitam que o processo de envelhecimento seja ativo, saudável e com qualidade de vida. É com este intuito que organizamos, pelo terceiro ano consecutivo, as Jornadas Municipais da Saúde, que têm desempenhado um papel importante, abordando temas relevantes e diversificados, com o objetivo de ajudar os nossos munícipes seniores a manterem-se saudáveis», refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, responsável pelo evento e pela pasta da ação social no Município.













